Planejar e decorar o cantinho do bebê exige muita dedicação, são muitos detalhes que devem ser analisados, como, por exemplo, cores e móveis que irão compor o ambiente. E para te ajudar, deixo aqui 4 erros comuns que você pode cometer na decoração do quarto do seu filho.
Excesso de mobiliário – O excesso é um dos maiores erros presentes em um quarto de bebê. Para evitar os excessos, confira bem os espaços que tem disponível e não encha o quarto de móveis. Projete o quarto de acordo com o tamanho do berço e da cômoda, que são os móveis essenciais para o ambiente, depois comece a colocar o resto da mobília.
A escolha dos mobiliários – Antes de escolher o berço e a cômoda, verifique previamente se tais móveis tem altura adequada para você. Quando for escolher os móveis, a exemplo do berço, escolha pela funcionalidade, conforto e segurança e não apenas pela beleza. Se o quarto é muito pequeno, e não cabe guarda-roupa, opte por uma cômoda maior, assim, esse móvel será melhor aproveitado como espaço de armazenamento.
Ventilação – A ventilação do quarto também deve ser estudada, colocar o ar-condicionado sem planejar antes onde o berço vai ficar também entra na lista de erros. Planeje primeiro onde o berço vai ficar, se não o retorno da ventilação pode causar problemas de saúde. Assim como a localização do berço, evite deixa-lo próximo à janela e no caminho entre a janela e a porta.
Iluminação – não estabelecer os pontos de eletricidade pode causar arrependimento. A iluminação pode deixar o bebê mais calmo ou mais agitado, uma dica é dimerizar a iluminação, assim você consegue controlar a intensidade da luz para diferentes momentos. O quarto do bebê precisa de uma luz mais forte durante o dia e uma indireta para a amamentação. Você também pode utilizar abajur como luz indireta.
A cor – um erro comum é fazer muitas misturas de cores. Escolha quais cores vão predominar e misture com cores neutras. Muitas cores primárias ou tons pastéis em um único quarto não dá certo, uma dica é aplicar uma cor mais forte no mobiliário ou nos adornos e deixar as paredes pintadas em tons mais suaves.
E Você, já decorou o quarto do seu bebê? Conta pra mim como foi sua experiência.
Sou a Manu, farmacêutica bioquímica desde 2007. Procurando me movimentar e sair da zona de conforto, em 2015 resolvi empreender na área de decoração para quarto de bebê, quando criei o insta @meucantinhoartedecor. Desde então não parei e em 2017 decidi fazer design de interiores, para oferecer além das peças decorativas, projetos para quartos de bebê. Assim, descobri outra paixão, e hoje trabalho não só com quarto de bebê, mas em diversas áreas do designer de interiores.