Muitas mamães se veem completamente sem direção na hora de planejar o quarto do seu bebê, afinal são tantas decisões a serem tomadas em um curto espaço de tempo que muitas se sentem perdidas no meio do caminho. Pensar em todos os detalhes do quarto faz parte do sonho de se tornar mãe, onde ela anseia por estar ali com seu bem mais precioso nos braços. Hoje vamos apresentar 5 estilos para você se inspirar e decorar o quarto do seu bebê!
1. Estilo Clássico ou Provençal
O estilo clássico é o queridinho das mamães que gostam de um ar romântico e elegante ao mesmo tempo. Ele nunca sai de moda e por isso se torna atemporal. Em geral este estilo faz uso de cores claras e tons neutros. Elementos mais rebuscados, como boiserie (pronuncia-se “boaserrí”), que são molduras em gesso ou madeira trabalhada que decoram as paredes. O berço, a cômoda e a cama costumam possuir detalhes na própria madeira do mobiliário. O capitonê ou botonê também estão muito presentes neste estilo.
A diferença do estilo provençal para o clássico se dá por elementos mais rústicos e artesanais como a pátina e a palhinha e uso intenso de florais, seja na decoração ou papel de parede.
2. Estilo Boho Chic
O estilo Boho vem caindo no gosto de muitas mamães e se tornou tendência. Seu significado que vem da expressão Boêmio Contemporâneo, Bohemic Chic, em inglês e é conhecido pela mescla de vários estilos, resultando em algo único e original. Neste estilo, há mistura texturas, estampas, cores com tons terrosos e materiais naturais como o rattan, a palhinha e madeira. A natureza é muito presente, por isso imagens da praia e florestas são bem fortes. As plantas naturais também estão sempre presentes.
3. Estilo Minimalista
Você já deve ter ouvido falar na expressão “menos é mais”. Esta frase é o que traduz o estilo minimalista onde o menos é o suficiente. Cores claras, madeira e pouca informação no ambiente. Se você curte um estilo minimalista, só precisará daquilo que realmente é necessário para si e o bebê. A decoração é funcional, ou seja, é algo que realmente irá ser útil e não apenas decorar. Os móveis possuem linhas retas e sem ornamentações.
4. Estilo Moderno Contemporâneo
Os quartos de bebê hoje vêm ganhando cores, misturas de estampas, texturas e assimetria. Este é o estilo moderno contemporâneo que traz identidade e irreverência. Não é preciso ter um padrão ou uma regra que defina, embora haja uma harmonia. O mobiliário pode ser uma mescla entre clássico, boho, minimalista ou até mesmo industrial, que não abordamos neste artigo, embora tudo se conecte. É preciso fazer uma ressalva quanto às cores no quarto do bebê, ressaltando que mesmo neste estilo, é preciso tomar cuidado com o uso destas, visto que cores saturadas, podem estimular o bebê e até mesmo deixa-lo agitado ou irritado. E não é isto que queremos, não é verdade? Por isto, se quer um quarto com cores para seu bebê, contrate um profissional especializado para te orientar neste tópico.
Arquiteta que após a maternidade descobriu uma paixão pelo universo infantil e passou a se especializar nesta área buscando sempre mais conhecimento sobre a criança e o seu mundo. Hoje Mel Reis trabalha apenas com projetos infanto-juvenis pois acredita que a infância é uma das fases mais importante da vida, e que através da transformação dos ambientes infantis é possível auxiliar no desenvolvimento da criança, além de criar memórias afetivas inesquecíveis.