Hoje, as residências estão cada vez menores. Seja na sala, no quarto ou na varanda, ter um local de trabalho em casa bem organizado é essencial para aumentar a produtividade e assim, ganhar tempo. Por isso, vou te dar 4 dicas práticas para te ajudar a criar um home office ocupando pouco espaço em sua casa.
Home office no quarto
A primeira dica é não trabalhar na cama, caso você tenha duas mesas de canto e não tenha espaço suficiente no quarto para colocar uma mesa de escritório, opte por retirar uma das mesas laterais da cama e colocar uma mesa de escritório. Afaste a mesa lateral e a cama para abrir espaço para a nova mesa de escritório. O ideal é uma mesa entre 70 a 90 cm de comprimento. Para não deixar o quarto com cara de escritório, você pode seguir a mesma linha de acabamento do quarto.
Na sala
Precisa trabalhar na sala, mas não tem espaço? Opte por uma mesa articulada, assim, quando ela não estiver sendo utilizada, você pode dobrá-la. Nesse caso, a bancada pode ser dobrada para baixo ou até mesmo para cima, e além disso, pode criar uma caixa com guarda-volume do escritório, otimizando o espaço. Outra dica é utilizar cores para delimitar o espaço.
Home office e futuro quarto do bebê
Se você tem um quarto em que o home office pode se tornar um futuro quarto do bebê, pense em um ambiente multifuncional e que no futuro se adapte a realidade do momento, a chegada de um bebê. Utilize prateleiras em cores neutras para armazenar documentos ou livros, e que também possam ser utilizadas na decoração do quarto do bebê. Crie uma bancada e que no futuro ela possa se tornar um trocador para o bebê.
Home office na varanda
Escolha um local com menor incidência solar e não esqueça de pensar na chuva. Delimite o espaço utilizando cores diferentes do restante do ambiente, além da mesa de escritório e das prateleiras.
E, por último, não esqueça da iluminação. O ideal é que seja sempre luz natural. Mas, quando não tem a luz natural, pense em iluminação direcionada, como, por exemplo, uma arandela.
Sou a Manu, farmacêutica bioquímica desde 2007. Procurando me movimentar e sair da zona de conforto, em 2015 resolvi empreender na área de decoração para quarto de bebê, quando criei o insta @meucantinhoartedecor. Desde então não parei e em 2017 decidi fazer design de interiores, para oferecer além das peças decorativas, projetos para quartos de bebê. Assim, descobri outra paixão, e hoje trabalho não só com quarto de bebê, mas em diversas áreas do designer de interiores.