Como pais, há muitas coisas que queremos ensinar aos nossos filhos, seja nossa fé, nossos valores, nossos princípios e habilidades essenciais de vida. Criar meninos vem com seu próprio conjunto de desafios e algumas lições especiais que queremos que os meninos aprendam.
Meninos e meninas são diferentes, e nem sempre de uma maneira ruim ou de todas as maneiras típicas. Também temos que ter certeza de que eles não estão presos a esses estereótipos. Porque ser mãe de meninos significa ensinar-lhes valores que queremos que tenham mesmo quando adultos.
Então, no mundo de hoje, como podemos ensinar nossos meninos de forma mais consciente? Confira essas 4 lições importantes:
1. Deixe-o mostrar suas emoções
Muitas vezes se espera que os meninos sufoquem suas lágrimas e engulam a irritação, enquanto as meninas têm mais liberdade com suas emoções. Quando seu filho ficar chateado, deixe-o se expressar, apenas observe se ele não está sendo destrutivo ou se está completamente fora de controle.
E assim que ele recuperar o controle de suas emoções, você pode conversar com ele sobre e por quê ele está se sentido de tal maneira.
Ajude-o a rotular seus sentimentos, sejam de mágoa, tristeza ou raiva.
2. Incentive suas habilidades sociais
A maioria dos meninos não forma amizades íntimas tão facilmente quanto as meninas. Eles tendem ao estilo de competitividade, jogos em grupo e disputa por liderança.
Mostre ao seu filho a importância de fortalecer amizades individuais e o incentive proporcionando encontros onde ele possa partilhar seus brinquedos, usar suas boas maneiras e se divertir.
3. Não critiquem as meninas
Existe uma inclinação para as crianças fazerem amizade com amigos do mesmo sexo. Aquela fase na infância pela qual passamos quando não gostamos de meninas e meninos sem nenhuma explicação clara.
Para ajudar nesse entendimento é preciso ensinar os meninos a tratar bem as meninas.
Apesar de ser uma fase, não significa que devemos deixar de lado comportamentos ou comentários inadequados.
Por exemplo, corrija-os quando rebaixarem as meninas, ainda que inocentemente. “Na verdade, as garotas são incríveis. Afinal, sou uma garota.”
É comum que as crianças passem por esses estágios para classificar seus sentimentos sobre o sexo oposto. Além disso, também haverá a influência social e dos coleguinhas, mas como mães de meninos podemos ensiná-los a respeitar as meninas apesar de tudo isso.
4. Explore seus interesse e habilidades
Quando se fala de interesses típicos de meninos, podemos pensar em carros, aviões e esportes como futebol, jiu jitsu.
Mas na verdade seu filho pode não mostrar interesse em nada disso e preferir fazer teatro ou música, por exemplo.
Permita que seus meninos sejam quem são e sejam curiosos sobre o mundo deles, mesmo que nem sempre se encaixe nas expectativas que foram criadas para eles.
Ensine boas lições ao seu filho e no futuro eles saberão a maneira correta de viver e se comportar conforme o que lhe foi passado.
Podemos criar garotos gentis, fortes e meninos que respeitarão e trabalharão com meninas, em vez de diminuí-las, eles serão livres para correr atrás de suas paixões, não importa quão diferente sejam seus gostos e estilo.
Para que seu filho se torne um bom homem no futuro, o processo vai exigir tempo, esforço, paciência e muito amor.
Arquiteta que após a maternidade descobriu uma paixão pelo universo infantil e passou a se especializar nesta área buscando sempre mais conhecimento sobre a criança e o seu mundo. Hoje Mel Reis trabalha apenas com projetos infanto-juvenis pois acredita que a infância é uma das fases mais importante da vida, e que através da transformação dos ambientes infantis é possível auxiliar no desenvolvimento da criança, além de criar memórias afetivas inesquecíveis.