A gestação é tida como um dos momentos mais marcantes da vida de uma mulher. Mas há algumas coisas que toda gestante precisa saber, para que essa fase seja inesquecível e saudável.
1. Conhecimento
Ler, conversar com outras gestantes, mulheres, profissionais e se informar bastante sobre gestação e fases da maternidade te ajudará a encarar com mais leveza e sabedoria esse turbilhão de mudanças que está por vir.
Hoje em dia há muitos blogs, aplicativos, redes sociais e redes de apoio que fornecem conteúdo e interação entre mulheres em suas diversas fases da gestação. Busque esses grupos e esteja sempre por dentro dos debates.
2. Autocuidado
Você precisará ser gentil com você mesma. Pegar mais leve nas atividades, sobretudo aquelas que te deixam estressada. Desapegar das coisas que não pode controlar. Se permitir pausas, colocar os pés para cima, investir o que puder em cremes e/ou massagens para gestantes.
Ter momentos de paz e sossego e de cuidado de dentro para fora. Seu corpo é reflexo dos seus pensamentos também. Não esqueça!
3. Registrar o momento
Mesmo que você não seja amante de fotografias, seja tímida ou sem jeito para fotos, ainda assim: registre!
Registre só para você, que seja. Se não pode fazer fotos profissionais, peça para um parente ou amigo fazer fotos de celular, escolha as melhores e revele.
Logo logo esse barrigão não estará mais aí e você sentirá falta dessa fase. As fotos são uma ótima forma de eternizar essas memórias. E seu bebê vai amar ver tudo isso quando crescer. Pode acreditar!
4. Preparação além do material
Uma das maiores preocupações de uma gestante está no enxoval e no quartinho do bebê.
O que ninguém contava até pouco tempo (e que bom que já temos o assunto “maternidade real” sendo debatido) é que uma puérpera precisará de muito pouco, materialmente falando. Até porque, tudo que um recém nascido precisa é: amor, aconchego, peito, colo e leite. Todo resto são coisas que compramos porque queremos tudo lindo e que não falte nada, mas a verdade é que o que mais fará diferença é ter apoio emocional e físico (porque uma jornada intensa logo irá começar. Noites em claro, amamentação e novidades que nos deixam um pouco perdidas). Precisamos de comida saudável, de um ambiente limpo, organizado, de ajuda nas coisas do lar. Tudo isso fará diferença nos próximos meses.
Se você puder organizar uma rede de apoio e investir em seu bem-estar, faça isso. Você estando bem, conseguirá dar tudo que seu bebê precisa.
5. Saúde sempre em primeiro lugar
Não importa se você tem plano de saúde, usa rede particular ou rede pública de saúde. Jamais negligencie nenhuma fase da gestação. Busque uma equipe multidisciplinar para acompanha-la, tenha contatos para momentos emergenciais e cerque-se de conteúdo de valor para essa fase.
Cuida da sua mente e do seu corpo.
Seu bem-estar deve ser prioridade na gestação.
Espero que o conteúdo tenha sido útil e inspirador.
Lara Novais é fisioterapeuta com foco em saúde da mulher. Trabalha com os serviços de drenagem linfática, fisioterapia obstétrica, pilates, reabilitação de diástase abdominal e laserterapia. Como colunista da revista Due, quer trazer, através de seu conteúdo, mais leveza e conhecimento para as leitoras do portal.