No meio de tanto conteúdo, linguagens, dispositivos e plataformas, criar o seu próprio canal de comunicação pode ser um desafio para muitos. Contudo, se quem tem boca vai à Roma, quem é a própria Roma pode fazer o próprio caminho.
E a necessidade por informações de qualidade têm sido uma busca assídua de boa parte da população. A internet trouxe democracia nesse ponto, mas também mostrou a quantidade de desinformação e ignorância ainda existente.
Nesse sentido, além das redes sociais, youtube etc, temos também os podcasts. Nos últimos anos eles têm ganhado grande destaque no quesito conteúdo e procura por quem curte esse formato.
Como muita gente tem vontade de montar o seu próprio, mas não sabe por onde começar, seguem aqui 5 dicas de como iniciar:
1. Por que você deseja começar um podcast?
Esse é um questionamento bem importante a ser feito. Isso porque, a partir do momento que você souber responder essa questão, você irá conseguir definir o tema base de todo o conteúdo e direcioná-lo, ou seja, definir o seu público-alvo.
2. Defina o formato
Existem vários e você pode escolher um ou patinar por eles. São: entrevista, individual, informativo e painel.
A entrevista é um dos mais usados por ser mais dinâmico e por vezes mais confortável para quem produz. Quando se tem mais de uma pessoa pode ser que o assunto flua melhor (porém, não é regra!).
O individual evita os desencontros para sua produção, pelo fato de depender de uma pessoa, por assim dizer. Mas a depender da forma que ele for construído, ele traz seu dinamismo e suas nuances que também prendem o ouvinte. Além de ser mais prático para editá-lo.
O informativo é bem parecido com os programas jornalísticos que ouvimos em rádios. Traz um conteúdo mais informativo, trazendo os fatos que estão em evidência, mas sem a necessidade de ser ouvido em tempo real.
E por último o painel é um formato que exige um pouco mais de organização. Ele se assemelha a uma mesa redonda, onde é dado o tempo de fala, trazendo uma pegada mais séria, mais profissional.
3. Selecione o tempo e a frequência do seu podcast
Isso é, definir quanto tempo em média terá cada episódio e com que frequência eles serão postados.
Você pode definir isso a depender do formato e o tipo de conteúdo escolhido por você. Com uma riqueza de conteúdo e dinamismo nele, um episódio de 50 minutos pode ser bastante agradável, assim como escolher um tempo específico e fazer o famoso “encher linguiça” apenas para entregá-lo, não vai lhe render bons frutos.
Defina também de quanto em quanto tempo haverá novas publicações, mensalmente, quinzenalmente, semanalmente ou mesmo diariamente. Uma coisa é certa, seja fiel às datas que serão estabelecidas por você.
4. Faça um roteiro
Não é algo com todas as falas previstas para o programa, mas um guia para você não se perder no tempo e nem em determinado ponto. Ajudará você a não ir tão para longe do assunto principal e nem demorar para retornar a ele.
5. Tenha os equipamentos necessários
O conteúdo é o ponto fundamental, contudo se não tiver qualidade no áudio, muita coisa não adianta. Invista em um bom equipamento que pelo menos mantenha seu áudio limpo.
Há empresas que gravam, editam e até mesmo sobem o conteúdo na plataforma para você. Contudo, se essa não for uma opção a seu dispor, os básicos para iniciar são:
- Microfone
- Gravador de áudio
- Um ambiente com uma acústica boa (de preferência um estúdio)
- Software de gravação e de edição
Pronto, tudo feito, agora é só começar!
Jornalista, assessora de imprensa, mãe e empresária. Atenta a sempre ter uma forma de melhorar, comunicar e crescer, fundei a Yezzi Assessoria e Comunicação (@yezziassessoria) onde ajudo pessoas e empresas a fortalecerem e evoluírem com sua marca. Produtora (e por vezes apresentadora e repórter) da Rádio CBN Maceió, além de mãe de um garotinho muito esperto e amante da natureza, cachoeira e trilhas.