Na hora de montar o enxoval do seu bebê, muitas mamães e papais de primeira viagem podem estar se perguntando por onde começar.
A perspectiva da chegada de um bebê traz ansiedade e muita alegria. Na hora de escolher o enxoval, são tantos itens encantadores que muitos pais se veem cheios de dúvidas sobre o que escolher e o que dispensar.
A melhor forma de economizar é o planejamento. Começar por uma lista de compras é importante para evitar levar para casa coisas que não será necessário e ela também irá servir para observar o que já tem, o que já ganhou de presente.
Aqui estão algumas das opções para você começar
1. Lista de compras
Ajuda a guiar no que precisa ser adquirido. Você poderá até consultar algumas listas prontas que se encontram na internet, mas analise seu estilo de vida e questione se você se vê usando tal produto.
2. Opte por equipamentos conversíveis
Escolher um berço que se converte em cama infantil é algo que deve estar na lista. Outros equipamentos também podem ter dupla função. De carrinhos a cadeiras altas, muitos itens crescerão junto com seu filho, para que você nem sempre precise comprar outra peça de equipamento para bebê.
3. Considere o empréstimo
Para economizar algum dinheiro, não compre itens que você usará apenas por um curto período de tempo. Em vez disso, veja se alguém que você conhece pode emprestar temporariamente o que você precisa. Pode cogitar também a possibilidade de alugar caso seja necessário e se for fácil encontrar esse tipo de serviço de locação em sua cidade.
4. Aguarde
Se não tiver certeza de quais produtos funcionarão melhor para o bebê (especialmente como mamadeiras, chupetas e até fraldas), compre o mínimo para começar e faça estoque assim que conhecer as preferências do bebê.
5. Peça conselhos
Pergunte a outras mães quais custos financeiros elas gostariam de ter cortado.
Na maioria das vezes, a decisão pode ser tomada analisando seu orçamento geral e seu estilo de vida específico. Mas é útil ter todos os fatos ao tomar uma decisão de compra que valerá a pena a longo prazo.
Amplie os horizontes sobre o assunto vendo perfis, textos e pessoas que dominam o assunto. As dicas irão abrir sua mente, te levar até grupos de bazar e troca de experiência com mães mais experientes. Essa é uma fase linda e sempre queremos dar o melhor para o nosso bebê, ainda mais se for o primeiro. Vale a pena ficar atenta e não deixar as emoções falarem mais alto. Nem tudo que se mostra no marketing para gestantes é funcional ou necessário para sua realidade.