Autoestima
Fortalecer nossa mente é tão importante quanto fortalecer nosso corpo. Em um contexto de aumento considerável de problemas de saúde mental, as artes marciais podem aumentar a autoestima, confiança e humor dos praticantes. Se você tem dificuldade de interagir com outras pessoas, o que acaba prejudicando sua vida social, seus laços familiares e até mesmo o crescimento pessoal, a prática de uma atividade como essa te ajudará.
Foco
Em um mundo hiperconectado, mensagens instantâneas, milhares de estímulos visuais e tecnológicos, as distrações sensoriais tornam difícil nos concentrarmos em algumas tarefas. O treinamento com artes marciais, podem ajudar a reforçar nossa via neural e capacidade de concentração
Quando um treino começa, todas as distrações vão embora e você precisa se concentrar no momento presente. Se você faz isso regularmente, sua mente aprenderá a clarear sua percepção conforme necessário e você será capaz de se concentrar em tarefas como trabalhos importantes sem se distrair a cada minuto.
Bem-estar
Qualquer atividade física leva à estimulação do hormônio do bem-estar, conhecido como dopamina. Como o treinamento marcial é uma forma de treinamento físico intenso, você irá desfrutar dos benefícios que esse hormônio oferece.
As endorfinas têm um efeito sutil no estado emocional de uma pessoa e deixam você com energia positiva após cada sessão e com motivação física e mental.
Autocontrole e disciplina
O autocontrole é uma parte fundamental do treinamento das artes marciais, que está intimamente relacionado à atenção plena. Em última análise, este treinamento ajuda você a se tornar mais disciplinado. Como as artes marciais envolvem exercícios aeróbicos intensos, elas podem ajudá-lo a se livrar da raiva acumulada. Se você não está em um estado mental ideal, é fácil atacar e agir sem pensar corretamente.
“As artes marciais se concentram em princípios e filosofias que giram em torno da autodisciplina, integridade e resiliência que vêm de dentro de nós mesmos”.
Socialização
O dojo é um ótimo lugar para conhecer novas pessoas e pertencer a uma comunidade de apoio. Cercar-se de pessoas que estão trabalhando em prol de objetivos comuns (como perder peso, aprender autodefesa, começar um novo hobby) é uma maneira fácil de fazer amizades significativas. Para adultos que estão passando por grandes transições de vida, acabaram de se mudar para uma nova área ou querem sair de sua zona de conforto, assistir a aulas regulares de artes marciais é uma maneira segura de fazer amigos.
A publicitária especialista em Marketing, idealizou a revista Due, em 2010, junto à uma amiga e sócia. Juntas, comandaram a empresa por 3 anos. Quando sua sócia decidiu enveredar por novos ramos, Valná toma a frente da empresa e continua com a publicação que tem como sua fonte de realização pessoal. É professora universitária, amante de viagens, leitora ávida e curiosa. Adora compartilhar conhecimento com seus leitores e acredita no lema que deu ao seu negócio, apostando, de olhos fechados, no conteúdo como fonte de transformação social.