A tecnologia tem feito muito para tornar nossas vidas mais fáceis e eficientes. No entanto, como pais, vocês devem se preocupar com o impacto que o uso precoce do celular pode causar na vida do seu filho.
Tem se tornado muito comum que as crianças tenham acesso aos dispositivos móveis cada vez mais cedo e o impacto negativo que essa prática pode causar no crescimento da criança deve ser analisado cuidadosamente entre os pais.
Algumas das principais razões envolvem o comprometimento na saúde, desenvolvimento e aprendizado da criança. São elas:
1. Eles interferem no relacionamento pais-filho
Mesmo que os smartphones pareçam aliados em alguns momentos a longo prazo, eles podem alterar o vínculo que deveria existir entre pais e filhos. A conectividade associada ao uso do aparelho não pode ser a mesma que a conexão genuína que pai e filho devem ter principalmente quando as crianças ainda estão passando por um período de crescimento e você precisa estabelecer seu relacionamento com elas.
2. Falta de sono
De acordo com estudos, o hábito de levar o aparelho para cama pode trazer significativamente menos sono, dormir mais tarde e mais fadiga. Isso traz implicações físicas e biológicas e pode afetar o crescimento saudável da criança. Seu filho precisa de uma boa noite sono e ter o cérebro descansado para as atividades do dia seguinte. Além disso, a falta de sono pode afetar o seu comportamento.
3. Impacto na saúde mental
Segundo especialistas, a conexão precoce e excessiva com a internet pode aumentar os casos de ansiedade infantil, depressão, anorexia e déficit de atenção. Como por meio dela as crianças são intimidadas e muitas vezes não supervisionadas, há um impacto negativo em sua saúde mental.
4. Problemas de comportamento
Passar mais de duas horas conectado é suficiente para causar problemas emocionais e sociais. Pode levar também ao desenvolvimento de comportamento agressivo, pois diversos jogos e programas virtuais exibem violência incluindo sexual e física que devem ser proibidos para crianças
5. Causa vício
Na ausência de outras atividades proveniente da idade, as crianças ficam mais apegadas a seus dispositivos e isso pode se tornar uma fonte de vício. Esse tipo de vício envolve suas mentes e os cativa por muito tempo, até a idade adulta, segundo estudos uma em cada onze crianças entre 8 e 18 anos sofre de dependência de tecnologia.
A tecnologia deve facilitar a comunicação quando for apropriado. Faça com que desliguem o telefone e interajam com a família e outras crianças de sua idade, as crianças precisam desse contato para que possam se desenvolver naturalmente, reconhecer expressões faciais, entonação de voz e linguagem corporal, aprender empatia e se sentir mais à vontade com as pessoas quando forem adultos.
Aprender habilidades sociais é imprescindível para o sucesso geral de uma criança.
Arquiteta que após a maternidade descobriu uma paixão pelo universo infantil e passou a se especializar nesta área buscando sempre mais conhecimento sobre a criança e o seu mundo. Hoje Mel Reis trabalha apenas com projetos infanto-juvenis pois acredita que a infância é uma das fases mais importante da vida, e que através da transformação dos ambientes infantis é possível auxiliar no desenvolvimento da criança, além de criar memórias afetivas inesquecíveis.