É possível sim criar um ambiente totalmente atraente e aconchegante para o seu filho gastando pouco. É importante que você se planeje e pesquise antes de sair comprando os itens para o cantinho do seu filho. Esse planejamento também envolve pensar a longo prazo, o ideal é utilizar ideias que sirvam para quando as crianças mudem de gosto conforme elas crescem.
Por isso, separei algumas dicas de como montar um ambiente fofo, seguro e confortável sem gastar muito. Confira:
Pinte a parede principal
A escolha de uma parede de destaque para dar vida seja com cores únicas ou alguma pintura divertida é uma alternativa bem simples e que já deixa o ambiente totalmente diferente. Essa parede pode ser a que fica atrás da cama, por exemplo. Pode até pensar em pintar meia parede ou fazer desenhos diferentes como listras, desenhos geométricos ou orgânicos.
Dê vida às paredes
Os adornos incrementam ainda mais na decoração do quarto das crianças. Colocar quadros, pôsteres, desenhos do seu filho ou outros adornos de parede podem deixar qualquer lugar com um ar mais pessoal, além de tornar o ambiente convidativo. Uma dica para antes de fixar os adornos na parede é montá-los no chão e ir brincando na composição. Depois é só transpor esta composição para a parede!
Opte por detalhes e elementos soltos
Uma boa ideia que deixa o quarto com um visual elegante e confortável são os tapetes, almofadas, cortinas e persianas. O chão com um belo tapete personalizado para trazer um pouco de cor, persianas e cortinas que complementam a cor da roupa de cama e almofadas de assento é outra abordagem elegante que nunca falha.
Papel de parede
Considere criar um ponto de destaque com um lindo papel de parede. O papel de parede não traz apenas cores brilhantes, mas também um padrão divertido e muita textura. É uma opção super prática , já que pode ser facilmente removido e substituído conforme os filhos crescem e os gostos mudam. Além de ficar decorado sem tanto esforço. Existe uma gama de tipos de papel de parede que você pode escolher com diversas estampas que podem combinar com a proposta que você quer para o ambiente.
Adesivos decorativos
É uma alternativa mais barata e super fácil de aplicar. Você pode colocar o adesivo na parede inteira, meia parede ou apenas uma faixa. Eles são vendidos em diferentes tamanhos e tipos, ficando a seu critério da sua criatividade.
Enxoval
Não esqueça do enxoval. Acredite, ele pode fazer toda a diferença no final. Não basta escolher apenas pelas cores e estampas, pense também na qualidade, afinal a ideia é que ele dure por um bom tempo e você não quer que desbote já na primeira lavada, não é? Por isso, o enxoval é um item que vale a pena investir, visto o tempo que as crianças utilizarão ele.
Lembre-se de que aquele espaço é do seu filho, e o ideal é que esteja de acordo com aquilo que ele gosta. E é interessante também prezar pela funcionalidade do ambiente, se possível procure dividir o espaço para dormir, estudar e brincar para que o seu filho cumpra as atividades específicas em cada um.
Arquiteta que após a maternidade descobriu uma paixão pelo universo infantil e passou a se especializar nesta área buscando sempre mais conhecimento sobre a criança e o seu mundo. Hoje Mel Reis trabalha apenas com projetos infanto-juvenis pois acredita que a infância é uma das fases mais importante da vida, e que através da transformação dos ambientes infantis é possível auxiliar no desenvolvimento da criança, além de criar memórias afetivas inesquecíveis.