Que a vida de mãe é super corrida, ninguém duvida, mas se tem um DEFEITO que mãe tem é ESQUECER ou NÃO CONSEGUIR cuidar de si mesmo. AUTOCUIDADO é cuidar de si lembrando do corpo, da mente, sempre trazendo as pequenas coisas que te trazem um prazer, uma alegria, ou até uma boa recordação.
Grandes montanhas são escaladas passo a passo. Então vamos aqui sugerir um hábito que pode adicionar dia após dia para que sinta as mudanças acontecendo e você se sentindo melhor consigo mesma.
DIA 1: Procure acordar mais cedo que o de costume (15, 20 minutos) e tome seu café da manhã EM PAZ. Pãozinho ou tapioca com aquele café, uma frutinha E SUA PAZ, já são suficientes pra deixar sua manhã mais alegre e produtiva (Se possível deixe a mesa posta no dia anterior). Fazer as coisas em família é uma delícia, mas se permita ter um café da manhã só seu.
DIA 2: Conecte-se com você mesma, escute seus sinais. Nosso humor, a produtividade, o sentir-se mais bonita, a libido, a percepção de tudo isso varia muito e acompanha nosso ciclo menstrual. Se não consegue sozinha, baixe um app pra registrar e entender o que estar por vir em seu dia. Uso Meu Calendário/My Tracker e nesse app é possível anotar seu humor, sintomas e com a base de dados ficando consistente você pode até entender os dias que sente mais apta pra trabalhos intelectuais ou manuais, por exemplo. É nessa hora, na hora que percebemos como estamos, é que a culpa natural da maternidade se dilui.
DIA 3: Tenha ao menos um hábito saudável ao dia. Seja um almoço mais leve, optar por subir escadas ao invés do elevador, beber mais água (programe despertador ou baixe app se precisar). Assim como seu filho, tenha uma garrafinha de água pra onde quer que vá. Desenvolva senso de proteção consigo mesma. Medite nem que seja por cinco minutos (vou deixar um link de meditação guiada).
DIA 4: Livre-se de qualquer tecnologia por pelo menos uma hora por dia. Desative as notificações do celular ou até o desligue se possível. Siga sua rotina normalmente, tenha foco nas coisas importantes. Você vai ver, seja produzindo ou fazendo nada, esse tempo será muito mais agradável. Aproveite essa hora para passar um tempo de qualidade com seu filho ou com você mesma.
DIA 5: incorpore o hábito da leitura. Comece devagar. 5 minutos no primeiro dia, 6 no segundo, até chegar aos 10 minutos. Depois você decide se quer manter esse tempo ou aumentar. A leitura abre nossa visão de mundo, nos deixa mais seguro para tomar algumas decisões também.
DIA 6: Adote um hábito de estética pra chamar de seu. Creminho anti rugas, vitamina C no seu rostinho lindo, uma boa passada de hidratante no corpo… escolha um e seja fiel a ele. Daqui a pouco você vai querer vários cuidados desses todos os dias.
DIA 7: FAÇA PLANOS. Parece algo complicado, mas tente! Use recursos simples, mas escreva e faça um acompanhamento. Use uma caderneta ou agenda para aquelas pessoas mais sinestésicas. Ou até mesmo o celular, já que está sempre à mão. Há diversos aplicativos que podem ajudar nessa missão: Daily planner ou Habit Tracker por exemplo.
(https://youtu.be/bvTYSZ5_jsY Meditação Guiada)
Autodidata em empreendedorismo digital, junto com seu esposo, fundou da @akaebaby. A marca de sapatos infantis surgiu em 2018, quando a empreendedora estava esperando a chegada do seu bebê. Com sapatinhos flexíveis e feitos com couro natural, a ideia da marca é proporcionar conforto e segurança aos pequenos.