Um jantar com a família ou almoço de trabalho, você sabe as regras para não fazer feio e causar boa impressão? A etiqueta à mesa representa educação e respeito, além de preparar você para qualquer ocasião, expressando profissionalismo e boa conduta. A prática existe há muito tempo, mas ganhou destaque no século XVII, exercida pela nobreza e aperfeiçoada até os dias de hoje.
Os “ramos” das regras de etiqueta são diversos, com manuais específicos para crianças, eventos e restaurantes, atender clientes e até como se comportar online. Mas hoje, separei algumas dicas básicas e universais para você aplicar no seu dia a dia sem dificuldade, confere só:
1. Vista-se bem
O vestir-se bem não significa seguir um modelo único de estilo, mas saber a roupa apropriada para cada ocasião. Por isso, é importante identificar bem o evento que você irá e cumprir o dress code corretamente.
2. Lave as mãos antes de sentar na mesa
Acho que podemos chamar esse tópico de regra básica para qualquer atividade que envolva refeições, já que não estamos falando só de etiqueta, mas principalmente de higiene. É fundamental verificar toda a limpeza necessária das mãos e alertar o restante da mesa também.
3. O anfitrião deve ser o primeiro
Caso você não esteja cumprindo esse papel, o anfitrião deve ser o primeiro a sentar, depois de anunciar a refeição ou chamar os convidados. Também é esperado que ele se sirva antes dos demais.
4. Sirva-se devagar e aos poucos
Chegou a hora de se servir e esse processo deve ser um tanto delicado, colocando a comida no prato aos poucos, evitando que ela transborde. É preferível que você pense no restante dos convidados e calcule a porção adequada para você consumir, sem correr o risco de deixar faltando para alguém.
5. Talheres
Uma das etapas mais cruciais da etiqueta à mesa, o uso adequado dos talheres pode ser dividido em duas formas: o americano e o europeu.
O americano costuma ser o mais usual, devido a sua simplicidade sem perder os toques modernos. Nesse estilo, você deve levar a refeição à boca, utilizando o garfo na mão direita. Já a faca permanece na parte superior do prato com a serra voltada para dentro. Quando ela for usada, o garfo trocará de mão passando para a esquerda, enquanto a faca corta o alimento pela mão direita. Na hora de descansar os talheres, a faca volta para a parte superior e o garfo fica do lado da sua mão “dominante”.
No estilo europeu, nós trabalhamos com técnicas mais tradicionais, mas tão eficientes quanto. A primeira diferença do americano são as mãos trocadas na hora de portar os talheres, deixando o garfo na mão esquerda e a faca na direita durante a refeição. A faca é utilizada somente para pôr a comida no garfo, sempre na parte traseira. O descanso dos talheres no estilo europeu deixa o garfo do lado direito e a faca do esquerdo.
6. Guarde os cotovelos
Essa é aquela regra básica que os nossos pais nos ensinaram cedo, a de tirar os cotovelos da mesa porque é falta de educação. Não só é uma dica para evitar a sensação de desleixo como também evita que você ocupe o espaço dos outros na mesa. Apoie apenas os antebraços ou punhos, deixando os cotovelos junto ao corpo.
7. Na hora de comer, nada de manias bruscas
É normal que tenhamos algumas manias na hora de comer, como mastigar de boca aberta, por exemplo. O segredo é mastigar tranquilamente e, claro, de boca fechada. Evite também gesticular com os talheres enquanto fala ou mastiga. Continuando com as dicas para “escapar” dos movimentos bruscos, jamais leve a boca ao alimento, pelo contrário! Você pode se sujar ou deixar a comida cair fora do prato
8. O jeito correto de tratar os alimentos
As diferentes texturas dos alimentos também requerem diferentes tratamentos e comportamentos durante a refeição. Mesmo com a consistência mais “rígida”, as carnes devem ser consumidas por garfo em faca, e não com as mãos. Principalmente se for costelas, frango ou cordeiro.
Com as azeitonas, você deve tirar, de forma discreta, o caroço da boca com o garfo e colocá-lo na beira do prato. Para massas, especialmente macarrão, eles devem ser enrolados nas bordas do prato, nunca cortadas. Caso eles fiquem pendurados ao levar boca, corte as tiras com os dentes. Em massas e folhas, basta dobrar as folhas para comer, em formato de trouxinha. Por último, mas não menos importante, evite ruídos ao tomar sopas, caldos e os demais líquidos
Regras básicas para seguir sem medo e proporcionar uma postura de muita elegância. Continue me acompanhando que trarei mais dicas importantes de etiqueta para você aplicar na rotina e passar a melhor impressão!