No século passado, o estilo minimalista surgiu após a Primeira Guerra Mundial, em um momento que as pessoas precisavam reconstruir suas vidas pensando no essencial. Essa abordagem que exalta a simplicidade e neutralidade ganhou ainda mais força na pandemia, quando foi preciso estar mais em casa e analisar o que realmente precisamos.
O minimalismo dentro da arquitetura e design de interiores prioriza o uso de materiais flexíveis e valoriza as formas geométricas. Você também pode mesclar com materiais industriais que se destacaram no campo das artes plásticas como o vidro, aço e acrílico. O movimento minimalista impulsiona um planejamento de projetos simples e funcionais – destacando duas das principais bases. Veja como cada cômodo da casa pode se beneficiar:
Sala de estar
A lógica será sempre a mesma para tudo da casa: tudo deverá ter uma utilidade ou função. Os objetos decorativos aqui servem para trazer aconchego e também quebrar os tons neutros dos móveis e paredes. Também inclua na decoração os eletrodomésticos, que além de úteis, devem ser vistos como parte deste outro contexto também.
Nos móveis, priorize a beleza das formas geométricas, tons mais neutros e procure sempre deixar tudo organizado. No minimalismo, cada coisa tem seu lugar.
Sala de jantar
Focar nos móveis pode ser uma boa estratégia neste cômodo: mesa, cadeiras e um lustre que marquem presença dentro do estilo proposto, trará um ar luxuoso e uma pegada única para o local das refeições.
Cozinha
Se tem um ambiente que é fácil pecar por excesso, é na cozinha, pois é comum acharmos que vamos precisar de muita coisa no dia a dia. Aqui o menos é mais, por isso, tenha somente os móveis, eletrodomésticos e utensílios que você realmente irá usar.
A luz natural aqui será uma grande aliada, pois vai trazer uma vibe mais clean, que junto com a decoração, é exatamente o que o minimalismo pede. Especificamente neste ambiente, não precisa investir em objetivos puramente decorativos. A decoração está justamente na organização dos utensílios e na estética dos móveis e eletrodomésticos.
Quarto
Um dos segredos de um quarto minimalista com estilo está na escolha estratégica das cores que irão compor o cômodo. Cores mais claras e neutras irão proporcionar uma estética mais clean, mas o uso estratégico de outras cores, vai trazer a personalidade que esse ambiente pede.
Banheiro
Este, provavelmente, é um dos espaços mais fáceis de colocar o estilo minimalista na casa. Aqui também prezamos pelo essencial, então tudo deve ter uma função, além de estar bem organizado e transmitir a sensação de tranquilidade que procuramos quando vamos tomar um banho, ou fazer o skin care do dia, por exemplo.
Neste cômodo, um bom projeto de iluminação fará toda a diferença no conforto – mesmo que a luz natural seja abundante, afinal, o aconchego deverá manter-se também à noite. Invista em um box de vidro, numa pegada mais industrial e cores neutras.
Sou a Manu, farmacêutica bioquímica desde 2007. Procurando me movimentar e sair da zona de conforto, em 2015 resolvi empreender na área de decoração para quarto de bebê, quando criei o insta @meucantinhoartedecor. Desde então não parei e em 2017 decidi fazer design de interiores, para oferecer além das peças decorativas, projetos para quartos de bebê. Assim, descobri outra paixão, e hoje trabalho não só com quarto de bebê, mas em diversas áreas do designer de interiores.