1. Dê vida as paredes: Utilize tecidos, pôsteres, adesivos, stencil ou pinturas geométricas. São estratégias fáceis de serem executadas, que não exigem muita mão de obra e podem te render momentos de diversão em família ou até com amigos, que vão amar compartilhar momentos especiais e criativos com você;
2. Setorize ambientes. Use mobiliários como biombos, estantes e tapetes. Abuse de peças estratégicas e soltas, que permitem uma flexibilidade do layout, de acordo com as suas necessidades;
3. Improvise com o que você tem. É possível transformar o seu quarto usando uma cama box e improvisando cabeceiras criativas com adesivos de parede, pinturas geométricas, fitas adesivas ou pallets. Escolha o estilo que quer imprimir no seu espaço e se jogue sem medo.
4. Capriche nos detalhes. Os detalhes fazem toda a diferença! E como ficamos limitados para reformar alguns elementos como o piso, é possível abusar das cores e estampas em peças menores, como almofadas coloridas, acessórios decorativos e quadros, que dão um toque especial ao ambiente;
5. Cortinas. Aposte em cortinas que dialoguem corretamente com o seu mobiliário e estilo. Se gosta de tecidos leves, o voil de linho deixa o ambiente super sofisticado e com ótimo custo-benefício, e permitindo a passagem da luz natural. Gosta de pouca luz? Então, invista em um blackout por baixo para somar. É possível mesclar duas tipologias como tecido e persiana, deixando o ambiente super aconchegante, funcional e sofisticado. Se tiver paredes neutras, que tal usar uma cor para quebrar o branco e trazer mais vida ao seu dia a dia?
6. Iluminação. Você sabia que existem diferentes tipos de iluminação, e que o seu uso correto pode valorizar ainda mais o ambiente, tornando-o ainda mais funcional? É isso mesmo! A luz amarela vai deixar o seu espaço mais relaxante e agradável. Aposte nessa temperatura de cor quente para a sala de estar e um detalhe no quarto, de forma mais intimista. Já a luz branca, vai te proporcionar momentos de atenção e maior cuidado para tarefas que necessitem de maior precisão e atenção, como na cozinha e home office. Um projeto luminotécnico pensado corretamente, te permitirá usufruir de formas variadas daquele espaço, através do acionamento independente entre elas.
7. Invista em plantas e flores. O verde da vegetação deixa qualquer ambiente mais bonito! Além de equilibrar a umidade, limpar o ar e ajudar a relaxar o corpo com seu conforto visual, algumas plantas se dão bem no chão, outras podem ser colocadas em prateleiras ou até penduradas com ganchinhos e hangers de macramê na parede ou teto. Ah! E quem sabe não apostar em jardins verticais que dão um efeito super bonito, e estão super em alta?
8. Prefira moveis soltos. Flexibilidade no layout é o segredo para imóveis alugados, afinal não se sabe até quando a sua permanecia irá durar. Então, não arrisque em móveis planejados! Aposte em peças coringa que se adequam com facilidade a qualquer tipo de casa ou apartamento. Nada muito grande, nem muito alto e largo. Em casas alugadas, o ideal é que a decoração esteja nos detalhes e não na estrutura. Então, use e abuse das dicas acima e seja feliz sem culpa, com versatilidade e conforto.
Colaborador: Jonathan Leite
Apaixonada por arquitetura, design e moda, Yara Carvalho é Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Alagoas. Natural de Juiz de Fora-MG, mora há 20 anos no Paraíso das Águas, Alagoas, onde firmou suas raízes. A frente do escritório YA Arquitetura, confia no poder da criação para transmitir emoção, experiências e transformar vidas.