Muitos pais relatam a dificuldade de escovar os dentes dos seus filhos, principalmente quando ainda são bebês. Para alguns é tranquilo, porém a maioria chora, faz birra, fecha a boca e não aceita. O que fazer, então?
Bebês e crianças pequenas usam o choro como forma de protesto, para se comunicarem. Assim, trocar as fraldas, cortar as unhas, tomar banho ou nebulizar quando necessário, são hábitos não tão naturais quanto comer ou dormir e, embora possam levar a criança à não aceitação, você não pode deixar de realizá-los.
Com a escovação não deve ser diferente. O processo também pode gerar estranhamento e desconforto, a princípio, gerando reações como choro, ou fechamento da boca. Porém, você precisa persistir, pois um bom hábito está sendo criado e, com o tempo, o bebê vai cedendo e aprendendo sua importância.
Algumas dicas podem ajudar nesse processo:
- Tenha paciência!
- Converse e explique tudo que está fazendo!
- Cante, tornando o processo lúdico! A música ajuda a deixar o momento mais leve.
- Dê o exemplo! Escove seus dentes enquanto deixa a escova com seu bebê, estimulando-o. Em seguida, escove os dentes dele.
- Um bom momento para escovar é após o banho. Quando você o enrolar na toalha, fique de frente ao espelho e escove, demonstrando para ele os movimentos;
- Se seu filho já tem mais de dois anos, mostre vídeos de outras crianças escovando os dentes, pois elas podem estimulá-lo.
Em alguns dias a escovação dará super certo e em outros não. Porém, não se preocupe, mantenha a calma! Seu filho não vai ficar traumatizado por isso, porque ele sabe e sente que, mesmo com todo aquele “chororô”, você o ama e quer o melhor para ele! Futuramente, vai agradecer e compreender os benefícios dos cuidados dos papais.
Obrigada por acompanhar a coluna! Continue conectada comigo através do Instagram: https://www.instagram.com/clariserafimodonto/
Mãe, odontopediatra, mestre e doutoranda em Ciências da Saúde. Minha paixão é o mundo infantil. Aprendo diariamente a dádiva do maternar e com isso ajudo as famílias a crescerem junto comigo nesse aprendizado e nessa construção. Trato dos cuidados da saúde bucal infantil além de entender a criança como um todo e juntos tornamos uma nova geração cárie zero!