Atenção, mamães, esse texto traz uma grande reflexão sobre a experiência e a confiança que você dá para seu filho ou filha. Abra seu coração para entender que muitas limitações são impostas por nossos medos. Por exemplo: você confiaria a seu filho um copo de vidro? Você o deixa manusear seus talheres à mesa? Você o permite sentar à mesa com adultos? Falarei sobre a importância das refeições das crianças serem feitas à mesa com os adultos, e trago dicas para tornar esse momento mais leve e agradável para todos.
É comum vermos famílias que praticam a rotina alimentar das crianças numa mesa própria. Da sua altura, de plástico ou madeira, com utensílios próprios para crianças. O que há de errado nisso? Absolutamente nada. Mas permitir novas experiências à mesa pode ser um momento de aprendizado para seu filho, que nem sempre terá à sua disposição o espaço apropriado.
Vai a um restaurante, ou fazer uma visita? Você não tem como levar os utensílios que usa em casa, portanto deixar seu filho manusear talheres e copos de adultos o fará se sentir pertencente, cheio de confiança e você estará o preparando para momentos em que não pode dar a mesma estrutura da sua casa.
A ideia de dar um copo de vidro para seu filho não é minha. Eu concordo com Maria Montessori, que diz:
“Agora certamente os adultos vão exclamar: Como assim? Colocar vidros nas mãos de crianças de três e quatro anos de idade? Eles certamente irão quebrá-los. Por este comentário dão mais importância ao vidro do que à criança; um objeto que vale alguns centavos parece mais precioso do que o treinamento físico de seus filhos” – Maria Montessori, Em família.
Que tal começar a quebrar seus paradigmas, vencer o medo ao passo que dá ao seu filho senso de responsabilidade, autonomia e confiança?
Separei 7 dicas para começar a praticar e tornar esse momento em uma memória afetiva e agradável para todos os membros da família.
- Converse com seu filho sobre a importância das refeições à mesa. Conte como era na sua infância, deixe clara a importância do momento para a família.
- Torne o momento lúdico e agradável. Decore à mesa, mesmo que apenas com itens como jogo americano, porta copos e guardanapos temáticos.
- Inclua seu filho na organização desse momento. Peça para que pegue a toalha da mesa, os itens que são seguros de transportar e o faça participar.
- Vá aos poucos. Possibilite que seu filho manuseie o mesmo copo que os adultos, enquanto você está ao seu lado. Troque a colher por garfo assim que possível. Mesmo que seja na versão infantil, escolha o mesmo material dos talheres dos adultos.
- Encoraje e parabenize seu filho quando ele não sujar ou derramar alimentos. Mas não grite ou o repreenda se acontecer.
- Facilite cortando previamente sua carne, por exemplo, mas sempre que possível corte com a ajuda do seu filho(a), para que ele comece a se acostumar com o processo.
- Brinque de comidinhas, preparações e mesa posta em outros momentos, para que a criança repasse a etiqueta da mesa e aprenda brincando, que o correto é comer com a boquinha fechada, sentar-se corretamente, limpar a boca, etc.
Por fim, se seu filho está acostumado a comer em frente à TV e só de pensar em quebrar essa rotina, você já fica de cabelos em pé, minha dica é para que torne o momento à mesa agradável e lúdico para a criança. Você pode, por exemplo, começar deixando que ele coma pintando algum desenho relacionado aos alimentos que está comendo. Ou dar a ele algum desafio engraçado para que ele se concentre na refeição. É um desafio até para nós, adultos, mas com paciência e foco nos benefícios, você conseguirá, mamãe.
Espero que minhas dicas tenham sido úteis, para saber mais e adquirir itens de mesa posta para as crianças, entrem em contato conosco. Será um prazer deixar sua mesa ainda mais linda.
Encomendas e mais conteúdos: https://instagram.com/floral_dcor?igshid=k57yxpb3l2wg