O ressentimento e a mágoa são sentimentos que às vezes carregamos pela vida toda, sem conseguirmos nos libertar dessa dor, e impedindo que a nossas vidas sigam adiante. Ficamos aprisionados ao passado, remoendo o que aconteceu e conectados à pessoa que nos causou essa dor.
A palavra “perdão” vem do latim “Perdonare” que significa a ação de perdoar, ou seja, aceitar ou pedir desculpas; se redimir em relação a algo de errado.
Renunciar à raiva e o ressentimento, ou seja, perdoar, pode ser libertador, além de melhorar a sua saúde mental e aumentar a sua felicidade.
Quando entendemos e aceitamos que somos seres humanos, sujeitos a erros e falhas, fica mais fácil perdoar. Mas perdoar não é um processo rápido, leva tempo. Quanto maior a nossa compreensão da fraqueza e fragilidade da condição humana ganhamos mais consciência sobre como sentimos e vivenciamos as situações da vida.
A falta de perdão nos impede de viver novas possibilidades, de viver nossa vida com leveza e de ter satisfação pessoal.
Perdoar é seguir adiante, ressignificar, fazer novas escolhas, é escolher ser feliz. E isso não diz respeito ao que você vai fazer pelo outro que te magoou, e sim, ao que você fará por si mesmo, para que possa superar essa dor, e para se curar. Aliás, o outro nem precisa saber que você o perdoou.
Muitas vezes, a pessoa que nos magoou nem sabe que nos fez sofrer e segue com sua vida normalmente, enquanto a nossa vida fica bloqueada, e nossa capacidade de amar, limitada. Um outro ponto importante é que, não é porque você perdoou a outra pessoa que você terá que conviver com ela, ou fingir que nada aconteceu.
Vale também ressaltar que só estamos prontos para perdoar o outro quando perdoamos a nós mesmos. O auto perdão pode ser bem mais difícil do que perdoar os outros. A falta do auto perdão nos leva a sentimentos negativos como culpa, remorso, vergonha, inadequação, autopiedade, vergonha e outros. Sentimentos esses que podem ser prejudiciais à sua autoestima, autoconfiança e saúde mental.
Os benefícios de perdoar são muitos, e vão desde a diminuição dos níveis de estresse e ansiedade, e depressão, a uma melhora nos relacionamentos, níveis mais baixos de pressão, de dor física, melhor sono, melhor funcionamento do sistema imunológico entre outros!
Perdoar é um processo de autoconhecimento e de cura, que acontece de dentro pra fora!
Com certeza, ao ler este artigo, você deve ter se lembrado de alguém que você precisa perdoar ou que precisa pedir perdão, ou até mesmo, refletiu sobre como tem se tratado, e se tem se auto perdoado. Então, aproveite esse momento, inicie o seu processo, com compaixão e liberte-se!
Acesse o website www.corpus-gratus.com ou o Instagram @corpusgratus para ter acesso a outros conteúdos sobre autoconhecimento e terapias complementares.