Há diversas maneiras de praticar o autocuidado, que vão desde simples ações como, reservar um tempo pra nós mesmas sem fazer nada, fazer as unhas, nos comprar flores ou sair pra passear, até realizar outras ações mais conscientes, como fazer um check-up regularmente ou nos exercitarmos diariamente.
Praticar o autocuidado não significa somente encontrar maneiras de relaxar ou de se sentir bem.
O conceito é muito mais amplo do que isso. Trata-se de uma ação consciente que uma pessoa realiza para cuidar de si mesma com o objetivo de ter uma melhor qualidade de vida, fortalecer ou restaurar sua saúde e prevenir doenças.
Para cuidar da sua saúde e bem-estar geral, é importante encontrar um equilíbrio em todos os aspectos da sua vida – físico, mental, emocional e espiritual. Só assim, você estará melhor preparada para viver uma vida com mais qualidade.
Tipos de autocuidado
1. Autocuidado físico
As ações que realizamos hoje com relação ao nosso corpo refletirão diretamente na nossa condição física quando envelhecermos. Vale ressaltar que, tudo está conectado! Ao cuidarmos do nosso corpo, também estamos cuidando do nosso estado mental e do nosso bem estar geral.
O autocuidado físico inclui: dormir e descansar bem, se hidratar, praticar uma atividade física (praticar um esporte, caminhar, dançar, se alongar), ter uma alimentação saudável, cuidados com a beleza e bem estar (passar um creme, fazer uma massagem, tomar um banho demorado e outros) e cuidar bem de suas necessidades físicas. Consultas médicas e revisões periódicas, tomar medicamentos conforme prescrito e monitorar sua saúde, também fazem parte de um bom autocuidado físico.
2. Autocuidado mental
O autocuidado mental está relacionado com os seus pensamentos (criativos e críticos) e com as atividades que mantém sua mente ativa e saudável. Como você preenche ou esvazia a sua mente influencia muito o seu bem-estar psicológico.
O autocuidado mental inclui fazer coisas que mantêm sua mente ativa, e que aumentam a sua capacidade intelectual, como por exemplo, aprender a tocar um instrumento, aprender um novo idioma, um hobby novo (pintar, cerâmica ou outra atividade) fazer um quebra-cabeças, ou apenas ler um bom livro ou assistir a um filme que te inspire e que ative a sua mente.
Bons hábitos, que ajudem a manter sua mente saudável, limpa e relaxada, são igualmente importantes, como por exemplo, o controle do tempo de uso de aparelhos eletrônicos, o uso consciente das mídias sociais e a utilização de técnicas de mindfulness, que ajudam a ter mais foco e concentração, e consequentemente, uma mente mais tranquila.
3. Autocuidado emocional
O modo como lidamos com as nossas emoções influenciam praticamente tudo o que fazemos, a maneira como nos sentimos, nos comportamos e pensamos. É necessário sabermos gerenciar nossas emoções para nos mantermos saudáveis.
Precisamos de habilidades para lidarmos com as nossas dores e desconfortos, com emoções que impactam diretamente o nosso bem-estar, como: tristeza, ansiedade, frustração, inveja, raiva e muitas outras.
O autocuidado emocional deve incluir atividades que te ajudem a valorizar-se e amar-se mais, que desenvolvam a autoestima, autocompaixão, o autoperdão, e também, atividades que facilitem a reconhecer e expressar seus sentimentos, como por exemplo: escrever um diário, conversar com o seu parceiro, um amigo ou um profissional de saúde mental, sobre como está se sentindo.
Não menos importante é que você reserve um tempo para atividades de lazer e relaxamento que ajudem a aliviar o estresse e trazer conforto e bem-estar ao seu dia a dia, como: apenas sair e se divertir, ter prazer, ou utilizar práticas de wellness (meditação, yoga, uso de terapias complementares) que irão te estimular a adotar um estilo de vida que traga mais equilíbrio e saúde.
4. Autocuidado espiritual
Independente da sua religião, o cuidado com a sua espiritualidade também é importante para que você tenha um estilo de vida mais saudável.
Nutrir o espírito nos ajuda a desenvolver um sentido mais profundo de propósito, compreensão e conexão com o universo.
O autocuidado espiritual inclui práticas como a meditação, o silêncio, conexão com a natureza, oração e estudos.
Planejando o seu autocuidado
Como você já deve ter percebido, ter uma rotina de autocuidado eficiente traz um enorme efeito positivo pra sua vida, melhora a sua qualidade de vida e traz muitos benefícios importantes para a sua saúde.
Não espere para se cuidar quando você tiver uma crise, crie a sua própria rotina de autocuidado, aquela que melhor se adapte às suas necessidades. Comece, pouco a pouco, mudando ou implementando novos hábitos no seu dia a dia. E lembre-se sempre, pedir ajuda quando você acha que não vai dar conta sozinha, também é cuidar de você!
Existem várias opções de terapias integrativas que podem ajudá-la com o seu autocuidado, algumas que ofereço são a Terapia Floral, Aromaterapia, Reiki e Aura Master. Se você deseja agendar uma consulta on-line ou conhecer mais sobre essas terapias e outros conteúdos de autoconhecimento, acesse o site www.corpus-gratus.com e também o perfil @corpusgratus no Instagram.