Foto: Sarah Medeiros
Projeto: Manú Cássia Interiores
Decorar o quarto do bebê pode ser um desafio. Nesse momento muitas dúvidas surgem sobre as cores, os móveis, temas e os adornos. Esses, geralmente são os últimos a fazerem parte da decoração e são importantes para complementar e dar personalidade ao ambiente.
Itens personalizados com o nome do bebê como, por exemplo, os cubos decorativos ou o nome na parede caracterizam a decoração e deixam o ambiente mais bonito. De forma lúdica, aproveite para estimular a criança a aprender seu próprio nome ou as letras quando ela estiver maior.
Antes de escolher os adornos, defina uma paleta de cor para o quarto do bebê, ela vai te direcionar nas cores desses elementos. Geralmente são selecionadas entre três a quatro cores, divididas em principais, que serão a base do quarto, podendo ser até duas cores, de preferência em tons neutros ou pastéis, e as cores secundárias, que podem ser mais fortes e estimulantes, como por exemplo, o vermelho ou o preto. As cores secundárias são ótimas escolhas para os adornos.
Se optar por um quarto atemporal, utilize os adornos para seguir um tema, assim, serão fáceis de mudar quando você enjoar. Existem muitos adornos decorativos para transformar e dar um charme no quarto do bebê, como os quadros, luminárias, porta-retratos, bonecas, carrinhos, entre outros. Também podem ser utilizados os adesivos para a parede, que são de fácil manutenção e permite criar ambientes diferentes.
Cuidado com o exagero e excesso de objetos, nenhuma mãe quer o quarto poluído para seu filho, principalmente se você for mãe de primeira viagem. Mamães que têm dificuldades para decorar o quarto podem optar por contratar uma consultoria ou um projeto para o quarto do bebê.
Sou a Manu, farmacêutica bioquímica desde 2007. Procurando me movimentar e sair da zona de conforto, em 2015 resolvi empreender na área de decoração para quarto de bebê, quando criei o insta @meucantinhoartedecor. Desde então não parei e em 2017 decidi fazer design de interiores, para oferecer além das peças decorativas, projetos para quartos de bebê. Assim, descobri outra paixão, e hoje trabalho não só com quarto de bebê, mas em diversas áreas do designer de interiores.