Existem obras que conquistam o nosso coração só pela capa. “A menina que virou a Lua” de Morena Cardoso, é um livro voltado para meninas que estão recebendo a sua primeira menstruação, um conteúdo essencial e ainda dotado de ilustrações belíssimas.
O livro aborda a temática menstruação com leveza e naturalidade, sendo um excelente presente para meninas que estão prestes a entrar nessa fase ou para aquelas que se sentem muito imaturas para estarem vivendo essa transição.
A primeira menstruação na maior parte dos casos é rejeitada, especialmente quando acontece precocemente, sendo um transtorno para às famílias que não sabem lidar com esse acontecimento e acabam vitimizando a menina. A distorção do acontecimento transfere sentimentos extremamente negativos aos ciclos, muitas vezes desencadeando processos depressivos, de renúncia e desprezo.
A autora dialoga com maestria os saberes ancestrais, as sabedorias deixadas de lado atualmente e o orgulho de estar em um corpo feminino.
“Menina-Mulher, faça de seu corpo o seu mais precioso abrigo”.
Virar a Lua é o termo utilizado para denominar os ciclos menstruais associados às fases lunares. O livro é um presente incrível para toda menina que vira mulher e para toda mulher que precisa curar a sua menina, ressignificando o processo menstrual.
Documentarista das lembranças que os filhos vão ter no futuro, Elysée é jornalista, especialista em fotografia e artes. Membro da Associação Brasileira de Recém-Nascidos, realiza sessões newborn atemporal e fotografia de partos documentais. Pesquisadora do poder das imagens como transformação social, acredita que as fotografias podem estimular vínculos, atuando no âmbito psicossocial, despertando sentimentos, informando e empoderando indivíduos.