Alagoas é um Estado peculiar. Mesmo com índices altíssimos de violência, corrupção e péssima educação, ainda assim, não tem como não se apaixonar pela terra dos marechais. O povo alagoano, a raça da nossa gente, a fé em dias melhores e a natureza do nosso lugar são provas do quanto somos especiais.
De forma irônica, em outro patamar da análise, Alagoas já imunizou 74,41% do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2013 – a meta instituída pelo Ministério da Saúde (MS) é de 80%. No ranking da imunização, a estatística deixa o Estado em primeiro lugar no Nordeste e em terceiro no país, com 350.583 doses aplicadas desde o início da ação, iniciada em 15 de abril.
Segundo o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), 43 cidades estão com um percentual acima do desejado, enquanto outras 29 estão entre 70% e 80% e 30 registraram uma cobertura vacinal entre 50 e 70%.
A campanha, com encerramento previsto para 10 de maio, tem por objetivo a imunização de 471.172 mil pessoas no Estado. A iniciativa é promovida nos 102 municípios alagoanos em parceria com Sesau, que já realizou visitas de apoio a 14 cidades e enviou carros de tração para vacinação em áreas de difícil acesso em Murici, Matriz de Camaragibe, São Luis do Quitunde, Campo Alegre, Marechal Deodoro e São Miguel dos Campos.
Vamos esperar que em outras áreas sociais tenha-se igual empenho para mudanças positivas.
Por Manuela Felix