O termo “orgânico” refere-se à forma como os produtos agrícolas são cultivados e processados.
Os regulamentos que regem a agricultura orgânica, incluem o cultivo de alimentos sem uso de produtos químicos sintéticos, como pesticidas e fertilizantes feitos pelo homem, e não contêm organismos geneticamente modificados (OGM).
Os alimentos orgânicos incluem produtos frescos, carnes e laticínios, bem como outros alimentos, como bolachas, bebidas e refeições congeladas.
No Brasil, temos o selo “Produto Orgânico Brasil” que significa que os alimentos foram cultivados dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura.
Os agricultores que recebem esse rótulo seguem padrões rígidos para cultivar as frutas e vegetais mais naturais possíveis, tornando assim confiáveis para o consumo.
Vale lembrar que não são só as frutas e verduras que podem possuir os benefícios dos alimentos orgânicos. O animal orgânico criado para carne, ovos e laticínios são preservados dos uso de antibióticos e hormônios para crescimento e devem ser criados em condições de vida que acomodam seus comportamentos naturais como, a capacidade de pastar no pasto e alimentado com ração orgânica.
O objetivo da agricultura orgânica é produzir alimentos usando um sistema de produção de alimentos natural e sustentável que sustente nossa saúde e a saúde dos solos e ecossistemas.
Saúde
Alimentos orgânicos geralmente têm nutrientes mais benéficos, como antioxidantes, do que aqueles que são cultivados convencionalmente. Os níveis mais altos de antioxidantes encontrados em certos alimentos orgânicos podem ajudar a fortalecer nosso sistema imunológico e contribuir para uma melhor saúde geral, tanto em crianças quanto em adultos.
Pessoas com alergia a alimentos, produtos químicos ou conservantes podem sentir que seus sintomas diminuem ou desaparecem quando passam a consumir mais alimentos orgânicos.
Além disso, segundo estudos, o consumo regular de alimentos orgânicos foi associado à redução de risco de obesidade e câncer.
Meio ambiente
Solo saudável é a chave para o cultivo de alimentos saudáveis. A prática do cultivo natural começa com um solo saudável, sem uso de produtos químicos e pesticidas nocivos em seu tratamento.
Em vez de depender de pesticidas e fertilizantes sintéticos que podem esgotar o solo de nutrientes valiosos e aumentar a degradação ambiental, a agricultura orgânica constrói o solo usando práticas como compostagem e cobertura vegetal.
Com isso reduz a poluição, aumenta a fertilidade, evita a erosão do solo e reduz a contaminação do abastecimento de água por escoamento tóxico.
Os produtos orgânicos reduzem os riscos à saúde pública dos trabalhadores agrícolas, suas famílias e consumidores, minimizando sua exposição a produtos químicos e tóxicos persistentes na fazenda e nos alimentos, no solo em que trabalham e se divertem, no ar que respiram e na água que bebem.
Com o aumento da preocupação e do debate sobre o aquecimento das temperaturas, mais pesquisas estão sendo conduzidas sobre medidas positivas a serem tomadas para garantir um planeta saudável para as gerações futuras. É surpreendente saber o papel que os alimentos orgânicos e a agricultura desempenham na nossa saúde, no meio ambiente e até no controle do clima.
Sempre teve a vontade de empreender e quando viu a oportunidade no nicho de alimentação infantil entendeu que era ali o seu propósito. Tia coruja de 5 crianças sempre viveu rodeada delas e entendeu que podia ajudar também outras famílias. Então, nasceu o minimercado infantil, a Petit Mercado, para ajudar as famílias na rotina corrida das crianças.