O sucesso e crescimento de um negócio está diretamente relacionado com as ferramentas e recursos estratégicos que são investidos no mesmo.
A cada dia que passa as marcas deixam de ser apenas um produto e se tornam experiências que geram relação de pertencimento ao público alvo, através dos valores da empresa e do espaço físico apresentado.
A partir disso, surge a importância do design de interiores, que atua como um instrumento essencial no processo de fortalecimento do marketing e imagem de uma marca, através da concretização de ambientes que reforcem a relação com o cliente.
Aspectos como materiais de acabamentos, iluminação e cores são elementos importantes para um resultado final promissor. Confira a seguir alguns pontos relevantes na hora de se pensar um espaço comercial:
1. Layout Planejado
Um layout desenvolvido de forma elaborada, gera identidade e torna o ambiente único e com autenticidade, além de comportar as necessidades do dia a dia de cada estabelecimento, daí a importância de expositores e compartimentos planejados e detalhados.
2. Escolhas estratégicas de cores e acabamentos
Cores e texturas impactam diretamente na percepção visual do espaço comercial, sendo fundamental no fortalecimento da essência da marca. A escolha deve ser equilibrada e vinculada à Identidade do empreendimento, de forma que proporcione harmonia e identificação simbólica em relação ao segmento dos produtos ofertados.
3. Iluminação cênica e direcionada
Outro fator de extrema relevância é a disposição e escolha assertiva da iluminação. A iluminação técnica e decorativa deve ser pensada e definida de forma que traga destaque aos produtos e chame a atenção dos consumidores, além de atuar positivamente no visual e na percepção do ambiente como um todo, influenciando no resultado final das cores e acabamentos especificados.
4. Elementos que reforcem a marca
Optar em desenvolver elementos que fortaleçam a Identidade visual da marca no ambiente é um outro fator determinante no destaque e evidência do marketing e branding do estabelecimento comercial. Influenciar diretamente o consumidor a partir de recursos como letreiros, com ou sem iluminação de destaque, esculturas, espaços instagramáveis, entre outros, contribuem e agregam valor visual, estético e estratégico ao negócio.
Um bom design comercial oferece uma experiência agradável e suficiente para atribuir credibilidade ao comercio.
Heloá Moraes, Arquiteta e Urbanista há 5 anos. Possui experiência em projetos arquitetônicos, de reforma e
ambientação/interiores tanto residenciais e comerciais, quanto corporativos, tendo como nicho de destaque e foco, residências unifamiliares de alto padrão.
Atua no mercado no desenvolvimento de Projetos que resgatem a união do estético e funcional, agregando valor a cada proposta entregue e suprindo as necessidades estabelecidas por cada cliente.
Recentemente possuí obras de projetos autorais em processo de execução em Maceió e em diversas cidades da região Norte e Sul do Estado.