Um dos assuntos mais comentados atualmente foi a atitude da atriz Angelina Jolie, considerada uma das mulheres mais linda do mundo, em fazer uma dupla mastectomia preventiva, ou seja, uma cirurgia para retirada dos seios com o objetivo de evitar o câncer de mama.
Angelina, de 37 anos, diz ter descoberto um “defeito” no gene chamado BRCA1. Os médicos disseram que ela tinha 87% de chances de desenvolver a doença. A revelação foi publicada em um artigo chamado “My Medical Choice”, no jornal americano “The New York Times”.
O que é Câncer de Mama?
O câncer de mama é o carcinoma mais comum em mulheres, respondendo por 22% do total de casos novos a cada ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A estimativa do instituto aponta que o país registrou 52.680 novos casos da doença apenas em 2012.
Os dados mais recentes de óbitos divulgados pelo instituto apontam que, em 2010, morreram no Brasil 12.852 pessoas devido ao câncer de mama, sendo 147 homens e 12.705 mulheres.
Quais os fatores de risco?
São considerados fatores de risco, tanto para homens, quanto para mulheres um grande influenciador é o histórico familiar, a obesidade, o sedentarismo e antecedente de patologias mamárias.
Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.
Com a saúde não se brinca!
Por Manuela Félix