O ano começa e com ele inúmeras promessas de mudanças e melhorias pessoais, principalmente no que se refere à saúde, bem-estar e qualidade de vida. Quem nunca se pegou combinando consigo, com as amigas ou a própria família, de ser mais ativa fisicamente? De começar, recomeçar, fazer mais dias, ou até mesmo experimentar novas modalidades?
Então, os inúmeros benefícios da prática de exercícios físicos são comprovados pela comunidade científica de forma qualitativa e quantitativa, e vão desde estresse, atuando principalmente na prevenção e tratamento de doenças físicas e emocionais. Mas, apesar de tudo isso, a rotina de vida cada vez mais acelerada, com cargas de trabalho extenuantes, compromissos dentro e fora da esfera familiar, faz com que muitas mulheres se privem ou adiem esse momento de autocuidado.
Não é necessário muito tempo para sair da “inércia”, é necessária organização, comprometimento e continuidade. Nesse pouco tempo as mudanças vão acontecer e para melhor em todos os aspectos, pois nosso corpo foi feito para estar em movimento.
Dentro dessa proposta, listei 10 passos para otimizar o seu tempo e te ajudar a ser uma mulher mais ativa em 2020:
- Convide alguém para treinar contigo e iniciar ou manter esse projeto. Fazer atividade física acompanhada de um parceiro faz diferença no inicio da rotina, pois se bater o desânimo ou a preguiça, por exemplo, ele estará lá para te incentivar;
- Alterne os dias de treino e aos poucos introduza mais dias da sua semana. O objetivo é continuar, ser assídua, e na maioria das vezes uma overdose inicial não é bem-vinda, causando desistência;
- Inicie com 15’-30’ atividades que estimulam a parte neuromuscular. O importante é dar atenção às execuções dos movimentos neste primeiro momento, evitando lesões futuras;
- Em se tratando das atividades aeróbias, comece com 30’ e aos poucos siga aumentando a intensidade através do ritmo (fazendo mais rápido) ou tempo (passando dos minutos inicias);
- Prepare algumas playlists. Ouvir música ajuda na sua performance;
- Coloque o celular em “modo avião”. Esteja presente, e com atenção plena;
- Organize sua rotina de sono. Ele é reparador, anabólico e minimiza os efeitos do estresse.
- Faça meditação. Comece com 3’ de forma guiada e aumente aos poucos. Ela melhora a concentração e respiração durante as sessões de treino quanto no foco e disciplina.
- Seja ousada e experimente novas modalidades. Alterne se possível, e busque contato com a natureza também. É renovador e energético;
- Não deu tempo? Não tem dinheiro? Não tem tênis? Não importa. Faça treinos de 15’ em casa, na rua, na praia, com ou sem material, ou somente com o peso corporal. E melhor, descalça! O contato do pé no solo ajuda na propriocepção e equilíbrio de várias disfunções, além do aterramento energético.
E agora? Pronta para começar? Antes de tudo isso é valido uma consulta ao médico para checkup geral e liberação para prática de atividade física. Lembrando que cada corpo responde às adaptações de uma maneira, assim, resultados mais expressivos requerem consulta detalhada com Profissional de Educação Física habilitado, associado também à alimentação saudável prescrita por Nutricionista.
Profa Bru. Personal trainer, consultora esportiva e preparadora física específica para concursos (TAF). Formada em Educação Física (licenciatura plena) pela UFAL há 15 anos, é especialista em movimento humano, treino integrado, kettlebell, clubbell, levantamento olímpico, treinamento de força e emagrecimento para mulheres.
Dona de uma personalidade forte, além de esportista ligada nos 220v, é uma leonina espiritualista, amante da natureza, desbravadora de si, viajante nas horas vagas e que ainda se aventura como Terapeuta Quântica e Reikiana. Aho!