A mesa é um lugar de memória onde nós, tomamos consciência de quem somos e com quem estamos, lugar onde a família se reúne, o símbolo da solidariedade.
Além disso, essas refeições são uma oportunidade perfeita para conversas em família, o que também pode aumentar seu vínculo.
Vivemos vidas tão ocupadas com rotinas diferentes que muitas vezes fica difícil reunir todos os membros da família na mesa na hora da refeição. No entanto, existem maneiras de tornar essa experiência importante uma prioridade. Se cinco dias por semana não for possível, comece com dois ou três dias e construa a partir daí.
A parte mais importante de fazer as refeições em família é desfrutar da companhia um do outro. As ocasiões ao redor da mesa devem ser um momento de comunicação aberta e positiva.
Existem vários motivos para promover refeições familiares regulares, mas se sentir conectados uns aos outros com certeza é o principal ponto.
A mesa de jantar apresenta uma oportunidade única de união, já que convenhamos, a comida é sempre uma atração bem-sucedida para reunir as pessoas.
Então a combinação de um bom cardápio e uma linda mesa bem posta e arrumada torna o ambiente perfeito para esses momentos. À medida que todos apreciam aquele almoço ou jantar as conversas naturalmente começam a fluir, histórias da infância dos pais, perguntas do cotidiano de cada um e ali os laços se fortalecem.
Recentemente a sociedade passou por uma grande mudança nos hábitos de comunicação. Antes conversar pessoalmente era mais frequente, agora é muito comum que seja por meio de mensagem de texto, que são muito úteis mas não favorecem os relacionamentos mais profundos. Lembre-se de desligar as telas. Evite levar para mesa celulares, tablets e qualquer outro dispositivo que leve à desconexão, aproveite o tempo e deixe de lado esse tipo de distração. Se sua família precisa de ruído de fundo, considere ligar a música que todos gostam.
A beleza de sentar com outras pessoas em torno de uma refeição é que a conversa cara a cara se torna necessária. A mesa de jantar é um lugar onde aprendemos a fazer boas perguntas, aprimorar nossas habilidades de escuta e refinar nossas habilidades de contar histórias.
A mesa dá aos outros um lugar para pertencer. A hora do jantar é um momento sagrado para atrair seus familiares, olhá-los nos olhos e deixá-los saber que eles pertencem àquele lugar, mas essa verdade se traduz em qualquer ambiente, seja você solteiro, casado, pai, mãe, tia ou tio, filho ou amigo.
À medida que envelhecemos, nossos problemas e provações só se tornam mais difíceis e complexos, tornando o porto seguro da mesa de jantar um lugar ainda mais significativo de descanso e restauração. Se você ainda não faz isso, comprometa-se com um horário regular que funcione com sua agenda. Talvez seja o café da manhã ou o jantar todos os dias ou até mesmo a hora da sobremesa todas as noites.