O ditado de que uma imagem vale mais que mil palavras é feliz em apresentar a importância da imagem. Talvez este nem seja o real objetivo da sua existência enquanto ditado, mas sua verdade se estende por diferentes áreas da vida cotidiana. Mesmo antes de dizer qualquer coisa sua atitude e vestimenta falam por você coisas que talvez nem suas palavras pudessem expressar.
A busca por intencionalidade ao se vestir e portar faz parte do processo de posicionamento pessoal, mas tantas vezes parece ser posto de lado, como algo secundário. Esta área tão importante ligada à autoimagem hoje tem sua maior valorização em um cenário profissional, e sim, ela serve para isto também! Mas não apenas.
Entender a informação prática que a imagem de alguém tem e posicioná-la, se necessário, para alcançar seus objetivos é uma caminhada de autoconhecimento.
E quando eu não me identifico com o que vejo no espelho?
Porém, o passo inicial desta jornada nem sempre é composto de alegrias. Muitas vezes você se encontra em um local de não identificação. Suas roupas não comunicam seus objetivos, o autocuidado parece não fazer parte do dia a dia, e então desse lugar um pouco perdido você toma a decisão de mudar sem saber por onde começar.
Por mais clichê que soe, sempre se começa por dentro.
Desvendando seu perfil
Com perguntas sobre o hoje e sobre onde se quer chegar é possível desenhar um caminho de onde se está para onde se quer ir.
- Como me vejo hoje?
- A forma como me visto e cuido de mim transmite a imagem que tenho?
- O que poderia ser feito para melhorar?
- Onde quero chegar nos próximos anos?
- Como as pessoas que já estão neste lugar se portam/vestem?
- O que eu posso fazer para mostrar autoridade e cuidado nestas áreas importantes pra mim?
Algumas destas perguntas podem parecer desafiadoras no início, ou você pode até pensar não ser capaz de desenhar este caminho rumo a imagem desejada. A boa notícia é que hoje existe uma gama de informações disponíveis na internet sobre este assunto, além de profissionais que podem ajudar você a alcançar este lugar de identificação.
Revitalizar e cuidar de si
O ponto central destas descobertas é seu alinhamento interno, pois tudo aquilo que é questionado por fora é também algo que pulsa em seu interior e precisa ser cuidado. Por tanto, se revitalizar vai além de mudar a estética exterior. É entender o autocuidado como uma ferramenta para alcançar novos locais e equalizar seus desejos ao seu exterior. Fazendo assim, escolhas que te tornam mais você.
É por este motivo que o aprimoramento estético precisa caminhar junto a o cuidado com seus objetivos, propósitos e até às emoções desta jornada. Para que cada vez mais você consiga se enxergar e se admirar no espelho e na vida.