Wendy Sherry Barros, que elabora peças com a técnica do Filé, foi selecionada pelo Programa do Artesanato Brasileiro
A divulgação da lista com as selecionadas para a exposição Mulher Artesã Brasileira rendeu um bom motivo de comemoração aos alagoanos. Entre as escolhidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro está Wendy Sherry Barros, da Cooperativa de Artesãs da Barra Nova (Coopeartban). Wendy elabora peças com a técnica do Filé, artesanato típico de Alagoas, e será uma das poucas artistas a ter o seu trabalho demonstrado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque (EUA), no mês de setembro.
O feito quase não foi possível. A artesã soube pela diretoria de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Planejamento e do desenvolvimento Econômico (Seplande), representante do PAB em Alagoas, sobre a existência do edital, mas só efetivou a sua inscrição alguns dias antes do encerramento do prazo. Foi por pouco, mas ela conseguiu. “Nós recebemos um email da diretoria, nos avisando do edital e sugerindo que esse era mais um desafio para nós. Como aqui nós gostamos de desafios, de sempre superar o que fazemos, eu me inscrevi”, relata Wendy.
A notícia de que havia sido selecionada também chegou por email, na última terça-feira (16). A diretoria de Design e Artesanato da Seplande trazia a boa nova, que já tinha até deixado de ser aguardada.
“Eu olhei o site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e não tinha nenhuma nota sobre o edital, resolvi deixar para outra oportunidade, achei que essa já tinha passado. Não acreditei quando vi que o meu nome estava ali, só posso descrever esse momento como emocionante. Não tem nada melhor do que ter a certeza da concretização de um sonho, receber o reconhecimento do trabalho que a gente faz com amor, junto da comunidade”, exaltou.
Por Manuela Félix