A programação de palestras online da terceira edição da Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC), promovida em formato remoto pelo Sebrae Paraíba, teve continuidade na última quinta-feira (06). Uma delas, ‘Transformando Ideias em Negócios: Marketplace para Artistas Conquistarem o Mercado na Internet’, foi ministrada por Gustavo Boroni, alagoano, fundador do estúdio de soluções criativas Estampa Pop (@estampapop).
Publicitário, relações públicas especialista em marketing estratégico, professor e fotógrafo, Gustavo apresentou em sua palestra um pouco do início de sua carreira, quando fazia suas primeiras pinturas ainda na adolescência. Além de mostrar fotos, pinturas, exposições, criação de estampas e coleções, ele falou sobre algumas de suas inspirações: as paisagens do estado, de Maceió, acarajé e a paixão por Frida Kahlo.
Hoje, Gustavo Boroni vive da arte e ressalta que outros artistas também podem potencializar seus talentos para tal. “Nós sabemos que viver de arte no Brasil poderia ser uma utopia. Eu acredito que todos nós podemos potencializar o talento, mas para isso temos que trabalhar muito. Artistas plásticos, fotógrafos, designers, escritores, ilustradores têm diversas maneiras de promover seus talentos”, afirma.
Coletivo Estampa Pop
Foi fazendo o que ama, trabalhando as paixões em prol do negócio e vivendo as dificuldades do que é ser um artista independente no Brasil, que Gustavo Boroni criou o Coletivo Estampa Pop, em 2019, ao participar do Projeto Redes Criativas do Sebrae Alagoas. O coletivo será um marketplace, uma plataforma digital para que artistas visuais mostrem seus trabalhos e gerem negócios com sua arte.
O coletivo irá aproximar artistas aos potenciais consumidores, valorizando e ofertando outras possibilidades como curadoria, consultoria gratuita e a oferta de produtos de forma qualificada. A plataforma do Coletivo Estampa Pop, que estará online entre os meses de junho e julho, também irá cuidar da parte de logística, incluindo produção, processamento, entrega e atendimento, deixando o artista mais livre na produção de suas obras.
Outros aspectos que o coletivo se preocupa são a sustentabilidade dos produtos e a valorização das pequenas empresas, do pequeno artista criativo.
Encerrando a palestra, Gustavo Boroni deixou uma reflexão para os empreendedores criativos: “Qual o seu propósito de vida? Quais os seus talentos e paixões? Quais os seus sonhos e a relação deles e da forma como que você divulga o seu talento e faz sua rotina criativa? E sua relação com o online? É importante saber como o artista cria essas conexões. Quando os criativos estão unidos, criam muito mais. Então, essa relação de ter uma comunidade, ter um apoio para produzir em conjunto é fundamental”, conclui.
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Débora Lima, reforça que esse projeto é importante por gerar uma maior possibilidade de geração de negócios em rede. “Quando você tem um marketplace, você facilita o processo de comercialização desses pequenos negócios que algumas vezes não têm recursos, não têm conhecimento e familiaridade suficiente para essa transformação digital, para acessar esses canais de vendas. Isso é muito importante pelo fato de facilitar essa intermediação entre o artista e o cliente”, finaliza.
Mais sobre a FINCC
Em formato 100% digital, o evento gratuito, realizado no período de 05 a 08 de maio, promoveu a comercialização, a abertura de novos mercados e networking para pequenos negócios da economia criativa de todo o Brasil, incluindo 12 empresas alagoanas.
As empresas participantes foram inseridas em uma plataforma de marketplace, na qual poderão colocar seus produtos com descrição e realizar suas vendas de forma virtual. A programação da FINCC ainda contará com palestras, rodadas de negócios (incluindo quatro envolvendo o setor do turismo), oficinas criativas, mesas redondas e workshops online.
Pernambucana de nascimento e alagoana de coração, Paula é formada em engenharia mecatrônica pela Universidade de Pernambuco e sempre foi apaixonada por fotografia e comunicação, até que tanto flerte virou um relacionamento sério. Adora moda, viagens e acredita que podemos usar arte, cultura e moda a favor do nosso estilo.