O processo de envelhecimento pode dificultar a realização de tarefas diárias para os idosos. Dentre as doenças ligadas ao processo de envelhecimento, a artrose pode trazer problemas nas articulações como dor e rigidez. No entanto, implementar a fisioterapia em uma rotina de exercícios facilita essas tarefas e permite um estilo de vida mais ativo.
Apesar da artrose ter causa desconhecida, a idade é apontada como principal fator de seu aparecimento. Além disso, obesidade, genética, lesões articulares anteriores e ocupação são outras causas associadas.
Mas o que é Artrose?
É o desgaste ao longo do tempo da cartilagem protetora que amortece as extremidades dos ossos, evitando o atrito entre eles. Isso pode causar ruptura da cartilagem e alteração óssea resultando em dor, inchaço e podendo evoluir com deformidade da articulação.
Embora a artrose possa danificar qualquer articulação, o distúrbio afeta mais comumente as articulações das mãos, joelhos, quadris e coluna vertebral. Os sintomas da artrose geralmente podem ser controlados, embora o dano às articulações não possa ser revertido. Manter-se ativo, manter um peso saudável e receber tratamentos adequados podem retardar a progressão da doença e ajudar a melhorar a dor e a função articular.
A fisioterapia é uma ótima aliada nesses casos. Depois de uma avaliação criteriosa, o fisioterapeuta elaborará um programa de tratamento individualizado e específico para a natureza exata de sua condição e seus objetivos. Usualmente são realizados exercícios específicos para fortalecimento e flexibilidade dos músculos que envolvem a articulação comprometida e as subjacentes. Esta conduta impacta diretamente na melhora do quadro de dor e rigidez, melhora da amplitude de movimento e força, resultando em mais mobilidade e agilidade para desempenho de suas atividades do dia a dia. Em alguns casos, o tratamento fisioterapêutico pode retardar ou evitar cirurgias nas articulações desgastadas pela artrose.
Os fisioterapeutas são especialistas em movimento. Eles melhoram a qualidade de vida por meio de cuidados práticos, educação do paciente e movimento prescrito.
Quando se trata de questões relacionadas à idade, não demore a procurar os cuidados de que precisa. Não deixe que o quadro se torne grave ou crônico. Se você percebe que as coisas estão mais desafiadoras do que costumavam ser em seu dia a dia até mesmo em atividades mais comuns, a intervenção precoce é a melhor maneira de resolver os problemas.
Para mais dicas e conteúdos, acesse o meu perfil https://www.instagram.com/michelefontes.fisio/