As 5 linguagens do amor das crianças: Você conhece a do seu filho?

Foto: Anna Kolosyuk - Unsplash

Você sabia que todo mundo tem um jeitinho diferente de demonstrar amor? Pois bem, com os nossos filhos não seria diferente.

Uma das características mais lindas do amor é que ele pode ser expresso de incontáveis maneiras, porém, tem sempre uma em que possuímos mais facilidade. A linguagem do amor também está presente nas crianças e, quando a conhecemos, a nossa comunicação com os pequenos tende a ser muito mais efetiva.

O autor Gary Chapman descreve 05 linguagens diferentes, vamos conhecer cada uma delas?

1. Toque físico

A primeira delas é uma das mais comuns e fáceis de expressar de forma incondicional, pois não existe pai ou mãe que resista abraçar, beijar e apertar os seus filhos a todo momento. No período da infância, é comprovado que todas as crianças precisam deste contato físico com seus pais ou responsáveis, pois um abraço ou até mesmo um toque pode passar uma mensagem enorme de carinho e atenção aos seus filhos. Mesmo que venha descobrir que essa linguagem não é a principal do seu pequeno, ela é necessária e não precisa ser sempre em forma de abraços e beijos constantes. Só precisa ser um pequeno lembrete diário que você está ali. Um toque no ombro, um “soquinho”, o ato de segurar as mãos ao atravessar a rua ou até mesmo de ajudar num machucado… Perceba como seu filho se sente quando você faz um carinho e não tenha medo de oferecer esse cuidado. Não existe contraindicação para o afeto!

2. Palavras de afirmação

Além do que falamos, o como falamos também merece a nossa atenção. Palavras de afirmação não são apenas incansáveis ‘’eu te amo’’, mas conselhos, palavras de gentileza, elogios e orientações calmas e sinceras. Nas crianças que têm essa linguagem como primária, qualquer mudança de entonação ou palavras negativas podem causar muito desconforto. Dessa forma, é necessário medir as nossas palavras e manter o controle das nossas emoções. E, lembre-se, sempre podemos ser gentis, podemos educar nossos filhos de forma respeitosa e positiva.

3. Tempo de qualidade

Toda criança requer atenção dos pais e responsáveis. Sabemos que pode ser difícil conciliar a rotina cansativa e corrida com a rotina em uma casa com filhos, mas até os menores dez minutos podem contar muito nesses casos. É importante e necessário reservar um tempo no dia para passar com seus filhos, seja para ter uma conversa, ouvir a criança contar sobre os seus sentimentos ou até mesmo deitar-se junto a ela e contar uma história antes de dormir, pelo tempo que for. Quanto mais tempo positivo dedicamos aos nossos filhos na infância, menos tempo precisaremos dispor para reparar aquilo que não construímos. Portanto, priorizar esses momentos pode ser realmente transformador.

4. Presentes

Cuidado com essa linguagem de amor específica. Uma criança com esse tipo de linguagem não deve ser regada de presentes a todo tempo e por motivos diversos, eles devem vir com um propósito e um significado. E também não devem ser sempre coisas caras, aqui vale muito mais objetos especiais que tenham um significado para você e ele. Até mesmo um cartão feito a mão pode ser uma ótima forma de exercitar essa linguagem nos pequenos. Se o seu pequeno apresenta essa linguagem como a principal, ele também vai se interessar muito em estar o tempo todo lhe presenteando, com cartinhas, abraços, objetos especiais… retribuir esse carinho e validar esse comportamento também é extremamente importante.

5. Atos de serviço

Os serviços são ações simples como cozinhar, limpar o quarto, fornecer algo as crianças. Quando alimentamos nossos filhos ou cuidamos deles da forma que seja, já estamos mostrando o tanto de amor que temos guardado para eles a qualquer hora. Aprender esse tipo de linguagem na infância faz com que o seu filho desenvolva um senso de responsabilidade e, assim, quando crescerem também saberão como servir a si mesmo e aos que amam. E o que vale aqui não é servir atendendo todos os desejos do seu filho, mas alimentar aquilo que é o melhor para eles. Lembre-se sempre de que não podemos fazer pela criança aquilo que ela já é capaz de fazer.

 

Essas são as cinco linguagens do amor!

Para descobrir a linguagem principal do seu filho, é necessário observá-los e nunca deixar de dar todas as cinco para as crianças menores de 4 anos. Após essa idade, elas já começam a demonstrar maior satisfação por uma ou outra. Mas, lembre-se que leva tempo para que essas linguagens sejam desenvolvidas completamente, e que elas podem mudar nas diferentes fases da vida.

Observe como o seu filho mostra amor para você, amigos, familiares ou professores, do que ele reclama sobre o seu tratamento com ele, o que ele sente falta quando fica muito tempo sem fazer. Esses podem ser os primeiros passos para você conseguir descobrir a linguagem principal do seu pequeno!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.