Não sei vocês, mas eu sou super observadora, adoro saber o que as estrangeiras gostam e estão usando, o que as mulheres ao redor do mundo curtem vestir, como gostam de se maquiar e comportamentos em geral.
Por isso, vou falar de forma compacta sobre minhas impressões entre os estilos das mulheres europeias e brasileiras.
Há cinco dias estou em Viena, capital da Áustria, sendo que um dia foi de bate e volta para Bratislava, capital da Eslováquia. Por aqui, auge do verão, então dá pra analisar e comparar os estilos bem de pertinho com o nosso, que é um dos meus passatempos preferidos quando estou nas andanças estrangeiras, afinal o que é diferente traz curiosidade e inspirações.
Assim que cheguei comecei a reparar que as europeias exibem um estilo bem diferentes de nós brasileiras, especialmente no que se refere a cabelo, vestimenta e maquiagem.
Nas vitrines de Viena reparei logo que as roupas de verão não são tão caprichadas quanto as do Brasil. Já em Bratislava, achei bem melhores as roupas de calor.
No quesito cabelo, quase nenhuma vienense com mechas, o que no Brasil é muito habitual; por aqui, parece que se tinge o cabelo todo por igual com tinta de caixa, em tonalidade de loiro aberto, puxado mais para o branco; no Brasil, os tons são mais elaborados com tons dourados, mel, capuccino, entre tantos outros.
Sobre maquiagens, boa parte das garotas vienenses se jogam no delineado gatinho e cílios alongados e quase nada nos lábios, já as brasileiras capricham mais nos mais diversos tons de batons, inclusive o vermelho. Até agora só vi um bocão vermelho de batom, provavelmente era turista.
No geral, as europeias, nas ruas, são mais básicas e destacam o rosto com uma quantidade menor de produtos. As brasileiras se arriscam e ousam mais.
Agora, o estilo do delineado por aqui vai do gatinho ao Amy Winehouse feelings. Porém, todas as que vi, percebi delineados milimetricamente precisos e perfeitos. As brasileiras se arriscam mais em tudo, olhos, pele, batom…
No geral, as europeias são mais básicas e destacam o rosto com uma quantidade menor de produtos.
As gringas são mais “caras lavadas”mesmo, possuem um blush natural rosado nos rostos, pois a maioria possui pele muito clara, o vento gelado, temperatura amena e o sol também castigam deveras a pele.
No geral, nas roupas e maquiagens, a sensualidade é muito mais presente na moda brasileira.
Não existe certo ou errado, existem culturas, modas e estilos diferentes, isso que é interessante nas andanças no meio desse mundo. Viva a diversidade!
Sou Camila Queiroz, natural de Santos, São Paulo, com sangue e coração nordestinos, mãe, esposa, maquiadora e advogada por formação.
Desde 2007 formada em Direito. Descobri a maquiagem em 2018, especializada em maquiagem noiva e social, hoje, minha vocação, amor e paixão.