Muitas mães não veem a hora do bebê estar com a dentição de leite completa em boca, isso porque, em muitos, é comum aparecer sintomas de desconforto, irritação, falta de sono, entre outros. Infelizmente, a fase de erupção (nascimento) dos dentinhos é um período onde um processo inflamatório local está acontecendo e pode, de fato, aparecer sinais e sintomas desconfortáveis. Mas, e então, quando seu filho terá a dentição de leite completa?
De modo geral, espera-se que até os 3 anos, o bebê esteja com todos os dentes de leite na boca. Ao todo são 20 dentes – 2 incisivos centrais superiores, 2 incisivos centrais inferiores, 2 incisivos laterais superiores, 2 incisivos laterais inferiores, 2 caninos superiores e 2 inferiores, 2 primeiros molares superiores, 2 primeiros molares inferiores e, por último, 2 segundos molares superiores e 2 segundos molares inferiores.
O tempo de nascimento está muito relativo, a depender de cada criança. Porém, é com os 3 anos que, espera-se, que o período de nascimento dos dentes de leite tenha se completado e, então, só por volta dos 5 – 7 anos, a criança vai estar entrando na dentição mista, como a perda do 1 dentinho de leite e nascimento do 1 dentinho permanente.
É importante os pais sempre estarem atentos ao nascimento dos dentes dos seus pequenos. Sempre observar a boca e se notar qualquer alteração diferente e procurar o odontopediatra. Também é bem comum se formar um cisto ou hematoma de erupção na região onde está vindo o dente. Então, comunique-se como Odontopediatra e faça o acompanhamento devido. Na maioria das vezes, a situação regride normal, com o próprio nascimento, porém em outras é preciso intervir. Ademais, o profissional especializado irá te tranquilizar e informar sobre todos os cuidados durante esse período.
Obrigada por acompanhar a coluna! Continue em conexão comigo através do Instagram: https://www.instagram.com/clariserafimodonto/
Mãe, odontopediatra, mestre e doutoranda em Ciências da Saúde. Minha paixão é o mundo infantil. Aprendo diariamente a dádiva do maternar e com isso ajudo as famílias a crescerem junto comigo nesse aprendizado e nessa construção. Trato dos cuidados da saúde bucal infantil além de entender a criança como um todo e juntos tornamos uma nova geração cárie zero!