Pela primeira vez na história, há mais idosos no mundo do que crianças pequenas? Esse dado é da BBC News, que noticiou a informação da ONU: No mundo há 705 milhões de pessoas acima de 65 anos contra 680 milhões entre zero e quatro anos.
As estimativas apontam para um crescente desequilíbrio entre os mais velhos e os mais jovens até 2050 – haverá duas pessoas com mais de 65 anos para cada uma entre zero e quatro anos. Essa desproporção simboliza uma tendência que os demógrafos vêm acompanhando há décadas: na maioria dos países, estamos vivendo mais e tendo cada vez menos filhos.
Sabemos que avós são “pais duas vezes”. Possuem experiência e sabedoria, por isso homenagear, demonstrar amor e carinho mostra nosso cuidado com quem merece respeito e gratidão.
Para te inspirar separei três dicas práticas para fazer algo, em casa, para demonstrar carinho e gratidão para os avós da família.
- Prepare uma mesa posta de café, chá ou a refeição favorita. Arrume a mesa, coloque coisas gostosas que vovô e/ou vovó adoram e capriche nos detalhes. Não esqueça das geleias, hein?
- Prepare uma cestinha caso não possa tomar esse café com a vovó. Deixe em sua casa ou mande entregar, mas capriche de verdade na cartinha com palavras de amor.
- Revele fotos! Os avós normalmente são menos digitais do que você, que certamente tem lindos registros em seu celular. Surpreenda revelando algumas fotos e presenteando a família!
Espero que tenha te inspirado e que você possa demonstrar a eles o quanto são especiais pra você.
Sou Engenheira Agrônoma com mestrado em Fruticultura Tropical e criadora da Sítio das Dunas – Geleias artesanais. Sou baiana atualmente residindo no Ceará. Até o ano de 2019 trabalhei em ONGs e no meio acadêmico com a temática de desenvolvimento rural. Naquele mesmo ano comecei a trabalhar com a elaboração e vendas de geleias artesanais o que me proporcionou uma maior qualidade de vida além da descoberta de talento como empreendedora e a possibilidade de compartilhar com as pessoas as delícias que faço.