Ballet adulto e os benefícios da dança

Entrevistei a bailarina, empreendedora e professora de ballet adulto Luciana Dâmaso e uma de suas alunas, para falar dos benefícios da dança e para mostrar que não importa a idade, você pode começar a dançar ballet hoje mesmo!

O primeiro contato de Luciana com a dança foi quando ela tinha apenas 8 anos. O ballet clássico logo se tornou sua grande paixão. Luca, como é chamada por suas alunas, praticou ballet initerruptamente e aos 16 anos já estava dando aula. 

Formada em educação física, Luca fez parte do Ballet Iris de Alagoas e deu aulas de ballet clássico na Suíça e em Portugal, onde começou a ensinar a adultos. Quando retornou ao Brasil abriu seu próprio estúdio de dança, o Plano B Ballet adulto.

Perguntei a ela os benefícios da dança, já sabendo que eles são inúmeros, e separei alguns deles em uma listinha:

1. Fortalecimento muscular.

Se você acha que ballet é moleza, está errado. A quantidade de músculos que o ballet fortalece é gigantesca e, embora haja uma predominância de trabalho de pernas e tronco, o ballet trabalha com todas as partes do corpo.

“A gente vai trabalhar com o todo, inclusive com músculos de pescoço, músculos faciais, porque a gente não está trabalhando somente com exercício físico puro e simples, mas com uma dança que é uma arte diferente de todas as outras, uma dança em que a gente tem que colocar personagem para funcionar, então a gente vai trabalhar com tudo. ” – Luca Dâmaso.

2. Aptidão física.

Que está relacionada com rendimento, capacidade cardiorrespiratória.

3. Prevenção de doenças.

Luca explica que a prática do ballet ajuda a prevenir doenças como Osteoporose e Alzheimer:

“Osteoporose porque a gente salta muito e é sabido que esse salto é benéfico para remodelação óssea. Prevenção de Alzheimer porque a gente vai o tempo inteiro colocar a cabeça para funcionar de forma a raciocinar e a decorar sequências (de passos) ”.

4. Bem-estar.

O ballet trabalha autoconhecimento e, por ser uma atividade física, libera hormônios que trazem a sensação de bem-estar. 

5. Auxilio a terapias.

A dança é também uma grande aliada de tratamentos como o da depressão e ansiedade, devido a carga de hormônios que trazem bem-estar e porque a dança tem o poder de mudar a forma como nos vemos. Além da possibilidade de ser usada como auxilio a psicoterapias, a dança também ajuda na recuperação física, auxiliando em terapias ortopédicas. Luca explica que no caso de quem tem uma pisada pronada, o ballet clássico vai ser indicado, assim como, para quem sofre com desvios posturais. 

O ballet traz benefícios físicos, mentais e emocionais. Entretanto, é importante ressaltar que esses benefícios só virão se os exercícios forem bem instruídos, caso contrário a pessoa pode acabar se machucando.

“É importante que a gente escolha um lugar para fazer ballet que seja seguro, seguro nesse sentindo de ter uma pessoa competente acompanhando” – Luca Dâmaso.

Luci Mônica Rabêlo começou a fazer aulas de ballet clássico há cinco anos e hoje a dança é sua única atividade física. O amor pelo ballet foi tão grande que Luci abriu o instagram @deltabailarina .

“A paixão foi tanta que eu resolvi fazer um instagram pra tratar de assuntos do ballet clássico, sobretudo da bailarina adulta, porque há uma diferença de você ter começado criança e de ter começado como eu com 42 anos. Eu comecei a correr atrás do tempo que eu não fiz, então estudar muito, assistir filmes, assistir ballet clássico, assistir repertórios, fazer cursos como a gente fez o de Joinville, como a gente fez o Café com Dança” – Luci Mônica.

De acordo com Luci, o ballet clássico é uma atividade muito prazerosa, que exerce influência em diversos aspectos de sua vida.

“Eu sou delegada da polícia há 17 anos aqui em Alagoas, eu sempre trabalhei com crimes pesados. Eu só trabalho basicamente com homicídio, crime organizado, fui diretora, fui secretária de junta. Então eu sempre tive uma vida muito, muito mesmo estressante e naquele momento que eu estou no ballet eu absolutamente esqueço tudo, eu esqueço até quem sou, ali eu sou uma aluna tentando aprender…feliz demais de estar ali, agradecida e honrada por poder fazer essa arte”– Luci Mônica.

Luci diz que já sofreu preconceito por fazer ballet adulta e, mais do que isso, por ser delegada:

“Eu já ouvi muita historinha, porque eu sou delegada e faço ballet, como se uma coisa não tivesse nada a ver com a outra” – Luci Mônica

Um dos propósitos do @deltabailarina é acabar com esses preconceitos, é mostrar que qualquer pessoa, de qualquer idade e profissão, pode dançar ballet. Na página do Instagram Luci compartilha dicas, exercícios, inspirações, dentre outros conteúdos relacionados ao ballet clássico.

O que move o bailarino é a paixão e essa paixão se transforma em arte, em prática, em dedicação. O ballet clássico é um constante desafio, quando você pensa que está bom, ainda tem algo para aperfeiçoar e isso é ótimo! Tentar alcançar a perfeição mesmo sabendo que é impossível, é o melhor dos desafios. Se deixar levar por uma música leve, deixar a alma fluir em dança, é um exercício para o corpo e para a mente. 

Não importa a idade, o que importa é ser feliz, é a vontade de fazer algo novo ou de voltar a dançar depois de tanto tempo parada… é a vontade de realizar seus sonhos, é saber que nunca é tarde para sonhar. O que você está esperando para fazer parte do maravilhoso mundo da dança?

Tags

1 Comment

  • Luca é uma pessoa maravilhosa, uma excelente profissional, uma professora cuidadosa e experiente. Sempre dá seu melhor em tudo que faz.

    O PLANO B é um lugar de encontro da dança com a leveza, força e sorrisos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.