O Brasil, um país que se construiu e se constrói ao redor da mesa e, justamente, por isso é tão conhecido por sua “identidade anfitriã e hospitaleira”, afinal “comer em companhia de outrem é sinal de amizade e igualdade”. Compartilhar refeições é um meio essencial de unir mutuamente e de estabelecer laços sociais em geral.
“Comer em torno de uma mesa é uma maneira etnocêntrica através da qual expressamos um mecanismo de união comum a todas as sociedades humanas: a partilha na hora da refeição.” Assim, a mesa desempenha importante papel tanto no âmbito familiar quanto frente a compromissos profissionais e estatais, pois “a mesa sempre intermediou as grandes decisões da humanidade.”
Acontecimentos, celebrações, acordos, pactos, encontros reúnem pessoas ao redor da mesa, seja por motivos de afetos, festejos ou por questões mais formais. Tudo isso justifica o fato de o Brasil ser uma “nação construída ao redor da mesa”.
Enxergando esta realidade tão brasileira, o Instituto Brasil Anfitrião (@institutobrasilanfitriao) nos presenteia com uma grande obra produzida com a colaboração de sete especialistas de diferentes áreas do saber, que nos apresentam um Brasil diverso e “visto por outros ângulos”.
Como resultado desse primoroso trabalho coletivo, o Instituto anuncia o lançamento do livro “Brasil Anfitrião: uma nação construída ao redor da mesa”, o qual aborda conteúdos histórico-sociais e também de aplicação prática, sendo indicado tanto para a esfera social quanto para a corporativa.
A obra privilegia conceitos relacionados à hospitalidade, ao bem-receber e ao comportamento humano, trazendo desdobramentos da formação do Brasil por meio da história, da moda, da arquitetura, da música, da etiqueta, do turismo e da gastronomia.
Os especialistas responsáveis pela elaboração deste projeto são:
Ana Takahashi: historiadora e mestre em História Social. Aborda a sua visão sobre como o indivíduo se apropria de suas origens históricas e costumes, enquanto sociedade, como um exercício de compreensão do seu papel nos dias de hoje.
Camila Costa: consultora e educadora em etiqueta social e corporativa, com experiência nacional e internacional. Formada em teologia, tem como objetivo trazer para etiqueta um olhar antropológico e contemporâneo da cultura brasileira.
Dani Gomes: chef, consultora e educadora em gastronomia. Defende a cozinha, não só como espaço para nutrição física, mas também nutrição de relacionamento. Objetiva uma nova visão da culinária, como uma atividade leve e descomplicada que entre tantos benefícios, auxilia na terapia contra a depressão, pois desperta a autoconfiança, a autoestima e a superação de desafios.
Eliane Diniz: turismóloga, empresária, consultora em hospitalidade empresarial. Entende que ao servir pessoas, caminha-se diretamente para o sucesso.
Miriam Dias: arquiteta e urbanista, especialista em Comunicação Empresarial, especialista em Arquitetura de Interiores, mestre em Ambiente Construído. Em busca de uma arquitetura que gere bem estar e traga transformação à todas as camadas da sociedade.
Rodrigo Spnellia: arquiteto e músico (pianista), especialista em Acústica Arquitetônica. Mestrando em Paisagem Sonora, Memória e Cultura, com enfoque em acústica de salas históricas destinadas à performance musical. Pesquisador em Paisagem Sonora Histórica e Arqueologia Acústica. Sua atuação profissional objetiva a conscientização para importância da percepção auditiva na criação de espaços mais confortáveis e eficientes.
Thiara Amorim: personal stylist, consultora de estilo e imagem. Atua no ambiente empresarial para o varejo e atacado de moda. Tem como princípio de trabalho o autoconhecimento de forma que o indivíduo ou marca floresça em sua melhor versão.
O lançamento do livro está previsto para 2021 e já é uma das obras mais aguardadas, sobretudo, para os profissionais da área da etiqueta que terão acesso a um conteúdo que valoriza nossas tradições e costumes, ao mesmo tempo, em que contempla as particularidades e as especificidades da realidade brasileira.
Parabenizamos a todos os profissionais responsáveis pelo projeto e ao Instituto Brasil Anfitrião pela relevante iniciativa.
Uma eterna estudante, apaixonada pelas linhas: as escritas e as bordadas. Compartilha sua paixão pela etiqueta como uma forma de espalhar pequenas gentilezas e delicadezas pelo seu caminho.
Tem como propósito disseminar a etiqueta como uma ferramenta inclusiva capaz de potencializar as conexões humanas.