Consciência corporal para crianças é estar ciente de todas as partes do corpo, como seus corpos estão se movendo e onde estão localizados no espaço.
As atividades de conscientização corporal para crianças nos ajudam a entender como nos relacionamos com objetos e pessoas em casa, na escola e ao ar livre. Por exemplo, a consciência corporal adequada nos diz a que distância alcançar objetos ou a que distância ficar ao lado de uma pessoa. Às vezes, se as pessoas têm dificuldades com a consciência corporal, elas podem parecer desajeitadas, descoordenadas ou ter atrasos no desenvolvimento de habilidades motoras.
O desenvolvimento motor adequado não é apenas importante para o crescimento físico da criança, mas é fundamental para outras áreas do desenvolvimento infantil. O movimento físico permite que as crianças explorem seu ambiente, o que leva ao desenvolvimento cognitivo. De um modo geral, o desenvolvimento motor é rastreado pelas habilidades que as crianças dominam até uma certa idade. Para cada faixa etária, existem habilidades motoras grossas e finas específicas que devem ser dominadas pela criança. As crianças progredirão naturalmente através dos estágios de desenvolvimento motor.
É importante lembrar que cada criança é única. Ela progredirá através de diferentes padrões, idades e sequências.
O primeiro é o estágio reflexivo, onde as crianças desenvolvem reflexos que as ajudam a orientar seus corpos e a realizar movimentos simples.
No segundo estágio que é a fase de movimento rudimentar, ou seja, a criança irá desenvolver movimentos estabilizadores como obter o controle da cabeça, pescoço e músculos do tronco. Durante esse período, elas desenvolvem habilidades motoras básicas, como agarrar, sentar, ficar em pé e andar.
O terceiro estágio é a fase de movimento fundamental, durante a qual as crianças desenvolvem habilidades de movimento e manipulação, como dobrar, torcer, correr e pular, jogar e pegar uma bola.
Todas as crianças podem não ter as mesmas habilidades para interpretar e formar uma ação motora quando se trata de consciência corporal. Isso pode resultar em dificuldades com o espaço pessoal, seguir instruções motoras, participar esportes e muito mais. Durante o dia escolar, a consciência corporal é muito importante durante a educação física, recreio, andar na fila, brincar com os amigos, etc.
Essas habilidades podem ser estimuladas de forma lúdica, algumas brincadeiras ajudam nesse desenvolvimento então faça-os se mexer. Confira algumas atividades para ajudar seu filho a desenvolver consciência corporal.
Jogo com uma bola grande
Incentive seu filho a chutar a bola, usando um pé e depois o outro. Em seguida, jogue a bola e pegue-a também fazendo com que ele observe seu movimento e reproduza.
Brincar de amarelinha
Nesse jogo que consiste em desenhos de quadrados no chão onde a criança vai tentar pular um a um, uma vez com os dois pés outra vez com um só até completar a sequência.
Arremesso com os pés
Deitada no chão com um cesto próximo a sua cabeça, a criança deve usar os pés para jogar os objetos no cesto.
Trilha dos pés
Com desenhos de pezinhos colados no chão em diferente posição a criança segue esses passos que formam uma pequena trilha.
A consciência corporal é algo que se desenvolve durante a primeira infância, então é mais fácil o desenvolvimento de forma divertida e criativa. Essas atividades de consciência corporal são fáceis de planejar e requerem poucos materiais especiais. Quanto mais movimento eles fizerem diariamente, melhor!
Autodidata em empreendedorismo digital, junto com seu esposo, fundou da @akaebaby. A marca de sapatos infantis surgiu em 2018, quando a empreendedora estava esperando a chegada do seu bebê. Com sapatinhos flexíveis e feitos com couro natural, a ideia da marca é proporcionar conforto e segurança aos pequenos.