A pandemia tem exigido capacidades de adaptação dos empreendedores dos mais variados segmentos, e na área de jardinagem e paisagismo também não foi diferente. Para ajudar os donos desses negócios, cujo mercado tem uma movimentação financeira anual de mais R$ 8 bilhões e emprega diretamente mais de 190 mil pessoas país afora, o Sebrae Alagoas realizou no mês passado uma capacitação em Design Floral.
O consultor de empresa credenciada ao Sebrae, Jab Pasolini, foi quem conduziu toda a capacitação. Ele tem larga experiência profissional em Design Floral e Arte Floral, e traz no currículo trabalhos como a decoração do Santuário de Nossa Senhora Aparecida durante a visita do Papa Francisco ao Brasil, em julho de 2013.
Pasolini ensinou novas técnicas em design floral e também ouviu dos empreendedores as dificuldades enfrentadas por eles na atual crise econômica.
“Alertei todos os participantes sobre as possibilidades que as pessoas têm de se reinventar, especialmente nessa pandemia. O trabalho que eu venho fazendo desde o ano passado é sobre essa reinvenção devido a estarmos vivendo um momento atípico, pois se a pessoa não se reinventar, não se atualizar, não se informar e nem entrar em redes sociais, ela não vai sair do quadrado”, afirma.
“Falei tudo aquilo que trabalhei junto com os produtores de flores, na reinvenção deles para voltar para o mercado, para que o consumidor final tenha melhor visão do produto. Na capacitação tinha um mix geral de pessoas e fui ouvindo cada participante. Cada um se apresentou, falou do segmento, quais as dificuldades que tinha e estava enfrentando por ocasião da pandemia. Foram duas horas de capacitação e deu para esclarecer e tirar todas as dúvidas, de uma maneira geral, de cada participante”, lembra Pasolini.
Para cada empresário participante, o consultor apresentou um plano de trabalho de como poderia melhorar sua empresa ou ateliê. A empreendedora Alba Valéria Albuquerque, da Eu Planto! (@eu.planto), negócio especializado na venda de plantas e flores, foi uma dessas participantes. Ela conta que decidiu participar da capacitação promovida pelo Sebrae Alagoas pela necessidade de aprimoramento no ramo para os seus funcionários.
“O curso foi maravilhoso, um escândalo. Superou todas as expectativas e deixou um gostinho de quero mais”, lembra ela. “A receptividade entre os funcionários foi maravilhosa. Como o Jab Pasolini falou, eles zeraram o conhecimento deles para adquirir novos”, conta.
O feedback dos clientes também começou a aparecer na Eu Planto!. “O retorno entre os clientes têm sido super positivo. Eles tiveram a oportunidade, inclusive, de conhecer produtos sob uma nova ótica de decoração. Os clientes estão amando”, revela Alba. “Antes da participação na oficina, a nossa empresa fazia a montagem dos arranjos florais sem técnica, tendo inspirações a partir da internet”, diz a empreendedora.
O crescimento do mercado de paisagismo, muito impulsionado pela pandemia e mais pessoas em casa, chegou a 10%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR). Para se ter uma ideia, a comercialização de flores e plantas ornamentais no Brasil movimenta mais de R$ 8 bilhões por ano.
Para atender a esta crescente demanda, várias empresas lançam novos produtos e projetos, voltados às empresas e residências, incluindo jardins, varandas e até o home office.