Incentivar as micro e pequenas empresas seja no mercado físico ou digital, além de fomentar a inovação nestes negócios são alguns temas convergentes entre o Sebrae Alagoas e a empresa Magazine Luiza. Isso ficou evidenciado ontem com a realização do evento de encerramento da passagem da ‘Caravana Parceiro Magalu’ no Estado, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.
A caravana vai percorrer todo o país para divulgar o programa Parceiro Magalu, no qual o Magazine Luiza irá ofertar uma plataforma digital para que empreendedores, autônomos e pequenos varejistas possam divulgar e vender seus produtos de forma on-line e simplificada. A plataforma ainda simplifica a logística de envio de mercadoria para os clientes.
A presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, destaca que a empresa poderá contribuir com os pequenos negócios por meio da experiência nas vendas físicas e no pioneirismo com a preparação de um marketplace já idealizado muito antes do ‘boom’ do e-commerce, que foi acelerado pela pandemia.
“A Magazine Luiza não é mais apenas uma empresa que vende eletrodomésticos e móveis. Hoje, temos uma vantagem em relação a grandes players no mundo: nascemos do físico, fomos para o digital e continuamos com essa experiência. É essa experiência que queremos passar para as pequenas empresas, o nosso jeito de fazer o caixa, de cuidar do estoque e da logística de entrega para os clientes”, afirma a empresária.
Um dos objetivos do Magazine Luiza é fazer com que empresas dos 102 municípios alagoanos possam vender seus produtos na plataforma. Por isso, Luiza Trajano lembra que um dia sua empresa também já foi pequena. “Nascemos no interior. Um dia, nós também fomos pequenos. Nós sabemos o que é não ter capital de giro. É por isso que queremos que esses pequenos negócios cresçam. Vocês podem crescer. Podem contar conosco para isso”, ressalta.
O diretor de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Roberval Cabral, destaca que o público do projeto ‘Parceiro Magalu’ é formado boa parte por pequenas empresas atendidas pelo Sebrae ou que também precisam desse suporte.
“Atuamos apoiando justamente essas micro e pequenas empresas que querem crescer. Só gostaria de parabenizar a Luiza Trajano, ao Magazine Luiza. O Sebrae apoia todo esse processo e estamos a postos para atender à demanda dos empreendedores, principalmente os Microempreendedores Individuais (MEI) de diversos segmentos, que com essa plataforma do Parceiro Magalu também terão ajuda no crescimento do negócio”, pontua.
O evento também contou com um estande do Sebrae Alagoas para que os participantes pudessem conhecer o Hub Sebrae (https://www.hubsebrae.com.br/
De acordo com diretor superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, a iniciativa pode fazer com que esses negócios possam ampliar mercado. “É uma excelente iniciativa para que as micro e pequenas empresas tenham acesso ao universo digital, o qual muitas empresas ainda têm essa dificuldade. O Magazine Luiza disponibilizou seu marketplace para essas empresas e, para o Sebrae, a expectativa é ver essas empresas acessando novos mercados. Para nós é motivo de satisfação estarmos envolvidos nessas atividades ajudando os empresários alagoanos”, conclui.
Pernambucana de nascimento e alagoana de coração, Paula é formada em engenharia mecatrônica pela Universidade de Pernambuco e sempre foi apaixonada por fotografia e comunicação, até que tanto flerte virou um relacionamento sério. Adora moda, viagens e acredita que podemos usar arte, cultura e moda a favor do nosso estilo.