Sol, gastronomia dos deuses e um cenário espetacular. Assim podemos resumir a cidade de Cartagena das Índias, localizada na Colômbia. A cidade, hoje com 485 anos e considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, conta sua história por meio de suas ruas e fachadas coloridas, que encantam a quem chega nessa cidade mágica. Dividida em duas partes, a cidade murada e a parte moderna, Cartagena presenteia seus visitantes com beleza e alegria.
Cidade Murada, ou melhor: La Ciudad Amurallada
Considerada um dos portos comerciais mais importantes da América durante o Período Colonial, Cartagena teve sua parte próxima ao mar murada para proteger seu comércio de invasão de outros países europeus. Mesmo com o fim da colonização e a independência do país, a cidade encontra-se até hoje amuralhada, porém com outra conotação: a de oferecer aos seus visitantes uma viagem onde se mistura passado e presente, fazendo seus visitantes terem uma experiência inesquecível. Dentro do centro histórico todo murado, você pode encontrar inúmeras fachadas de diferentes cores e formas, o que dá o charme à cidade. Repleto de lojas, hotéis, restaurantes e casas de festas, o centro histórico oferece absolutamente tudo para quem aí chega. Definitivamente a primeira parada de quem chega a Cartagena.
Cartagena tem também sua parte moderna
Porém Cartagena tem também sua parte moderna. O bairro de Bocagrande, localizado mais ou menos a 10 minutos de carro do centro histórico, oferece aos seus visitantes uma experiência um pouco mais diferente. Formado por arranha-céus e com uma paisagem mais contemporânea, essa região oferece aos seus visitantes facilidade de mover-se até as praias cartageneiras aptas para banho. Com muitas barracas, cadeiras e ambulantes, a praia de Bocagrande pode ser também uma opção para os que curtem sol e praia. Contudo, se antes de ir à Bocagrande você já foi a alguma ilha do Arquipélago do Rosário, não se decepcione – pois o mar de Bocagrande é mais escuro -; contrate uma massagista e desfrute o momento. Nessa praia, além de massagistas ambulantes, conhecidas mundialmente como as massagistas cartageneiras, você pode encontrar de tudo; roupas, artigos para decoração, petiscos… Há ambulante de tudo nesta praia.
E falando em Arquipélago do Rosário…
Com seu mar caribenho, Cartagena possui um arquipélago formado por 28 ilhas e oferece aos seus visitantes passeios inesquecíveis de lancha pelas mais famosas, como a Ilha Baru, conhecida por suas águas cristalinas e areia branquíssima; a Ilha De Rosário, famosa por seus corais e práticas de mergulho (algo obrigatório para quem visita Cartagena); e para quem curte animação deve visitar a Ilha Cholon, famosa por suas festas na época de verão. Para fazer esses passeios você pode tanto alugar uma lancha privada, com motorista e garçom ou pode também buscar barcos coletivos, que saem duas vezes ao dia e é mais econômico. De uma forma ou de outra, esse passeio é algo obrigatório para quem vai à Cartagena.
E a gastronomia?
Primeiro de tudo, antes de começar a se deliciar com pratos típicos, todo visitante deveria provar o refajo. Para matar o calor eterno que faz em Cartagena, os cartageneiros, sempre amantes da cerveja, inventaram essa bebida que consiste na mistura de cerveja com o refrigerante Colombiana (originário desse país). Uma bebida típica da região. Outra coisa que não deve ser deixada de lado são as famosas arepa huevo e carimañola; o primeiro é uma espécie de bolinho frito de farinha de milho, porém recheado de ovo. Sem dúvida algo único do país. Já o segundo é um bolinho frito de macaxeira, que pode ser recheado com carne ou com queijo. Uma das coisas mais gostosas que você vai provar nesta vida. A região também tem seu suco ‘único’, o suco de Corozo, que vem da fruta que lembra uma uva e é rica em cálcio e fósforo, além do seu sabor doce delicioso. No norte do Brasil essa fruta é conhecida também como abricó. Passado isso, agora sim você tem liberdade de se deliciar em pratos de mariscos, como as cazuelas de mariscos, ou peixes fritos ou assados. Qualquer escolha com certeza será uma experiência gastronômica dos deuses.
Experiências inesquecíveis. Essa é a descrição perfeita para essa cidade tão linda, tão rica culturalmente e tão acolhedora.
Flávia Motta é jornalista, tradutora e professora de idiomas. Nas horas vagas se arrisca a escrever nos idiomas os quais andou aprendendo nessa vida. É alagoana de nascimento e criação, e com orgulho, mas se considera passageira do mundo.