Este ano a Casa Cor voltou com tudo em diversos estados do país, através de um formato mais compacto, oba! A convite da CASA DAS TINTAS e TINTAS CORAL, fui convidada juntamente com um grupo de arquitetos e designers para conferir as principais tendências que a CASA COR PE preparou para nós. São 22 ambientes decorados por 34 profissionais.
O tema deste ano foi A CASA ORIGINAL, com intuito de resgatar nossas raízes, nossos sentimentos de pertencimento e herança cultural. Afinal, as angústias do nosso tempo nos levaram a refletir sobre o desejo de voltar às origens, de resgatar as lembranças do passado com muita memória afetiva.
Os tons que remetem aos elementos da natureza são macro tendências do momento: terracota, avermelhados, nuances de bege, azul, verde, assim como materiais naturais como madeira, palha, pedras, além da grande valorização do design brasileiro e artesanato local.
Não resisti às cores MARROM BURGUÊS, POTE DE ARGILA e CALCÁRIO da CORAL, aplicadas de forma sofisticada e acolhedora nos ambientes. Grande aposta para você transformar a sua casa, ein?!
O grande destaque da mostra foi o ambiente ESTAR QUIES CORAL, projetado por Dubeux Vasconcelos Arquitetura. “Quies” significa quietude em latim, um ambiente multifuncional composto por hall, escritório, adega, lavabo, jantar, estar e apoio gourmet que nos permitiu mergulhar na calmaria dos verdes MINA DE CASCALHO + LAGOA NATURAL, e na imensidão e sutileza do azul MELODIA SUAVE (cor do ano da Coral) + OUTONO GELADO. Anota aí!
O escritório Ême Arquitetura, escolheu uma paleta de tons pastéis para a Livraria Cepe, trazendo o conceito regional da arquitetura vernacular do nordeste. A escolha de acabamentos similares amadeirados para móveis planejados e teto vinílico (referência Tauari, linha Origens da Teto Vinílico), trouxeram um toque de minimalismo e harmonia para o espaço compacto.
A flexibilidade do produto permitiu que os arquitetos trouxessem originalidade ao ambiente, surpreendendo a todos com uma curvatura no teto que direciona nossos olhares para o livro da arquiteta pernambucana Janete Costa, à venda.
Janete foi muito influenciada pelo artesanato e dedicou sua carreira à área cultural. Fez curadoria para dezenas de exposições em museus nacionais e internacionais, sempre valorizando a brasilidade em torno de suas obras.
Outra grande tendência observada, foi a utilização do mesmo acabamento nas paredes e teto, proporcionando mais unicidade e harmonia aos espaços. A textura Velvet da Coral, que possui um leve efeito metalizado, foi explorada de diversas formas. Acompanhe os registros a seguir.
A Casa Cor PE fica localizada no Pavilhão externo do Shopping Center Recife, com mais de 2.000m² e ficará aberta para visitação até o dia 05/12. Ainda dá tempo de conferir e despertar seus sentidos através das mensagens que a decoração nos proporciona. Visualizar cores de pertinho, tocar materiais, tecidos e sentir um aroma delicioso que nos transporta para outra dimensão é simplesmente demais!
Agora quero saber: já escolheu seu ambiente preferido? Estão prontos para transformar com muita inspiração e cores? Todas as especificações da Coral você pode encontrar na Casa das Tintas.
Espero que tenham gostado do meu olhar atento para as novas tendências do mercado.
Apaixonada por arquitetura, design e moda, Yara Carvalho é Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Alagoas. Natural de Juiz de Fora-MG, mora há 20 anos no Paraíso das Águas, Alagoas, onde firmou suas raízes. A frente do escritório YA Arquitetura, confia no poder da criação para transmitir emoção, experiências e transformar vidas.