CASA COR PE 2021: Confira as novas tendências do momento

Este ano a Casa Cor voltou com tudo em diversos estados do país, através de um formato mais compacto, oba! A convite da CASA DAS TINTAS e TINTAS CORAL, fui convidada juntamente com um grupo de arquitetos e designers para conferir as principais tendências que a CASA COR PE preparou para nós. São 22 ambientes decorados por 34 profissionais.

Espaço instagramável na entrada do evento. | Foto: Arquivo pessoal.

 

O tema deste ano foi A CASA ORIGINAL, com intuito de resgatar nossas raízes, nossos sentimentos de pertencimento e herança cultural. Afinal, as angústias do nosso tempo nos levaram a refletir sobre o desejo de voltar às origens, de resgatar as lembranças do passado com muita memória afetiva.

Para recepcionar os visitantes, buscando provocar a reafirmação de suas personalidades, valorização das memórias, ideias e histórias de vida, Filipo Madeira assinou a recepção com cores sóbrias e pontos de cores terrosas nas poltronas Shell do Estúdio Bola. A iluminação decorativa  e os impactos visuais através de malhas em serralharia preta roubaram todos os olhares. “I am not minimalist”. | Fonte: Casa cor.

 

Os tons que remetem aos elementos da natureza são macro tendências do momento: terracota, avermelhados, nuances de bege, azul, verde, assim como materiais naturais como madeira, palha, pedras, além da grande valorização do design brasileiro e artesanato local.

Um local para celebrar o encontro dos artistas pernambucanos, O espaço Sebrae Casa Criativa, por Albuquerque+Malvim Arquitetura, valoriza o artesanato local com exposição e venda de peças de grande valor. | Foto: Arquivo pessoal

 

Ah! Os móveis em palhinha natural nas casas de vó. Quanta ternura e afeto nos remetem através de uma releitura moderna. Amo! Detalhe da Sala Pausa pela arquiteta Ana Cristina Cunha | Foto: Arquivo pessoal.
Fiquei encantada pela rede em macramê no espaço Lounge Gourmet Copergás, assinado pela arquiteta Rafaella Bittencourt. Alagoas marcando presença com peça da artista têxtil alagoana Fernanda Jatobá, proprietária da marca Marcramê. / Foto: Amanda Farias

 

Não resisti às cores MARROM BURGUÊS, POTE DE ARGILA e CALCÁRIO da CORAL, aplicadas de forma sofisticada e acolhedora nos ambientes. Grande aposta para você transformar a sua casa, ein?!

Living Connect por Mário Baô. | Fonte: Casa Cor

 

A cor Marrom Burguês deixou o ambiente acolhedor, sofisticado e valorizou a estante com design inovador e cantos arredondados. | Foto: Arquivo pessoal.

 

Explorar cores de forma monocromática nas paredes e teto trazem estilo e harmonia (Pote de Argila, Coral). Particularmente esse ambiente roubou meu coração. Me transportou à infância, na época em que minha mãe pintava telas com tinta a óleo, além da lembrança de sua enorme coleção de livros de história da arte. | O ateliê por Diogo Viana e DV Arquitetos. Fonte: Casa Cor.
Suíte do casal por RV Arquitetura. RESsignificar, acolher e resgatar memórias afetivas. | Fonte: Casa Cor.

 

O grande destaque da mostra foi o ambiente ESTAR QUIES CORAL, projetado por Dubeux Vasconcelos Arquitetura. “Quies” significa quietude em latim, um ambiente multifuncional composto por hall, escritório, adega, lavabo, jantar, estar e apoio gourmet que nos permitiu mergulhar na calmaria dos verdes MINA DE CASCALHO + LAGOA NATURAL, e na imensidão e sutileza do azul MELODIA SUAVE (cor do ano da Coral) + OUTONO GELADO. Anota aí!

Eu poderia flutuar neste ambiente relaxante, após um dia frenético de trabalho. E você? | Estar Quies Coral. | Foto: Casa Cor.

  

Teste fácil com a cor do ano Melodia Suave e, aos fundos,  tela do artista pernambucano Pragana pintada com tintas Coral. | Foto: Arquivo pessoal.

 

Detalhe das paredes com molduras brancas e módulos em cores suaves. Observem como esta composição nos deu uma impressão de pintura Ombré (aquela pintura com efeito degradê). No superior Melodia SUAVE, embaixo OUTONO GELADO. |  Fonte: Dubeux Vasconcelos Arquitetura

 

Adega climatizada e escritório com uma prateleira iluminada e ripas da Santa Luzia pintadas com o verde MINA DE CASCALHO, Coral. | Fonte: Dubeux Vasconcelos Arquitetura

 

Observem o contraste criado entre as ripas e o azul vibrante da tela de Jorge Souza. Amei! | Fonte: Dubeux Vasconcelos Arquitetura

 

O escritório Ême Arquitetura, escolheu uma paleta de tons pastéis para a Livraria Cepe, trazendo o conceito regional da arquitetura vernacular do nordeste. A escolha de acabamentos similares amadeirados para móveis planejados e teto vinílico (referência Tauari, linha Origens da Teto Vinílico), trouxeram um toque de minimalismo e harmonia para o espaço compacto.

Ponto focal instagramável em destaque na livraria Cepe. Claro que não resisti e garanti meu registro nesse cantinho super style! | Foto: Arquivo pessoal.

 

A flexibilidade do produto permitiu que os arquitetos trouxessem originalidade ao ambiente, surpreendendo a todos com uma curvatura no teto que direciona nossos olhares para o livro da arquiteta pernambucana Janete Costa, à venda.

Livraria Cepe. | Fonte: Teto Vinílico.

 

Livraria Cepe. | Fonte: Teto Vinílico.

 

Janete foi muito influenciada pelo artesanato e dedicou sua carreira à área cultural. Fez curadoria para dezenas de exposições em museus nacionais e internacionais, sempre valorizando a brasilidade em torno de suas obras.

Livro Janete Costa: Arquitetura, design e arte popular, Editora Cepe. | Foto: Arquivo pessoal.
O bar Vivix por Carvalheira, assinado pelo arquiteto Jaime Portugal –  JP Arquitetura, explorou a arquitetura paramétrica com módulos triangulares em vidro. O contraste do clássico P&B destacando a simetria da arquitetura de interiores, e – em contrapartida, a assimetria proporcionada pelo caminho iluminado em perfil de led, no pórtico de entrada. | Foto: Casa Cor.

 

Outra grande tendência observada, foi a utilização do mesmo acabamento nas paredes e teto, proporcionando mais unicidade e harmonia aos espaços. A textura Velvet da Coral, que possui um leve efeito metalizado, foi explorada de diversas formas. Acompanhe os registros a seguir.

Efeito Velvet Coral.
Loft Greda por Studio Costa + Azevedo | Fonte: Casa Cor.
Refúgio do escritor por Cecília Lemos Arquitetura. | Fonte: Casa Cor.
O forro modular sensacional roubou todos os olhares no Refúgio do Escritor por Cecília Lemos Arquitetura. | Fonte: Casa Cor.

 

A Casa Cor PE fica localizada no Pavilhão externo do Shopping Center Recife, com mais de 2.000m² e ficará aberta para visitação até o dia 05/12. Ainda dá tempo de conferir e despertar seus sentidos através das mensagens que a decoração nos proporciona. Visualizar cores de pertinho, tocar materiais, tecidos e sentir um aroma delicioso que nos transporta para outra dimensão é simplesmente demais!

Agra Salazar Arquitetura mostrando que o branco, quando bem explorado, pode proporcionar experiência através de formas, valorizando peças de arte na Número Galeria. A arquitetura valorizando a arte e a arte valorizando a arquitetura. | Foto: Casa Cor.
Registro concentração dos profissionais e equipe da Casa das Tintas, para partida à Recife. Loja localizada no bairro de Ponta Verde, Maceió-AL.

 

Agora quero saber: já escolheu seu ambiente preferido? Estão prontos para transformar com muita inspiração e cores? Todas as especificações da Coral você pode encontrar na Casa das Tintas.

Espero que tenham gostado do meu olhar atento para as novas tendências do mercado.

Nos vemos em breve novamente!

Um grande beijo,

YA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.