A catarse, em poucas palavras, é um processo espiritual, corporal e mental. Do grego “kátharsis” significa limpeza, ou purificação pessoal. Para que crenças limitantes e energias antigas possam sair para dar lugar à nossa elevação de consciência, muitas vezes o corpo manifesta através do desconforto que essa mudança está acontecendo. Os sintomas mais comuns são: enjoo, dor de cabeça, confusão mental, inquietação, choro difícil de controlar e vontade de se isolar.
Semelhante à evolução física, que para acontecer, muitas vezes, vem acompanhada de dor, o mesmo acontece na evolução do espírito. Não é confortável se elevar, a mudança exige esforço. E ao mesmo tempo, estagnar não irá abrir novos caminhos na vida de ninguém.
Infelizmente, nem todo mundo tem consciência desse fenômeno quando ele acontece, e acaba que o processo se torna um pouco mais difícil devido à essa incompreensão. Afinal, a catarse pode durar algumas horas, um dia inteiro, ou até mesmo semanas: vai depender do impacto e das experiências que aquela pessoa teve.
Inclusive, para facilitar essa troca energética, deixar ir o que tem que ir com mais leveza, você pode colocar em prática alguns desses passos que eu costumo seguir para passar por momentos assim:
1. Se isolar mais fisicamente
Acredite, a partir do momento que você sai da sua casa, a troca energética com as pessoas do entorno é quase que inevitável. Só que como estamos muito acostumados a passar por isso todos os dias, praticamente não sentimos mais. Por isso, para que a sua energia se libere com mais facilidade, evite fazer essa troca com pessoas que você não está acostumada. Saia somente quando necessário e evite multidões.
2. Atenção ao que vê e escuta
Por se tratar de um momento mais sensível, o ideal é procurar estar na mesma sintonia da energia que está chegando. Escute mantras, assista filmes leves, faça leituras fluidas até se sentir bem novamente.
3. Esteja em contato com a natureza
Ainda que estejamos em um nível de consciência mais elevado que os outros animais, não deixamos totalmente nosso lado instintivo. Ainda sentimos muita necessidade de estarmos na natureza, e quando nos afastamos, o corpo sente. Qualquer contato físico nesse período, ajuda: andar na areia ou na grama; tomar um banho de mar, lago ou rio; cuidar de plantas ou de outros animais. Fique o tempo que precisar.
4. Hidrate-se e prefira comidas leves
A água tem um papel muito importante nesse caso, pois ela auxilia na limpeza do organismo, consequentemente, na purificação dessas energias também. Comer comidas mais leves e naturais será melhor não somente para um possível enjoo, como também para não sobrecarregar ainda mais o organismo.
Karolyn Oberg, paulistana e vivendo em Alagoas desde 2015. Consultora gastronomica, empreendedora da beleza e Terapeuta integrativa – Thetahealing e Terapia Multidimensional. Escreve no portal desde 2018. Sejam bem vindos aqui!