Como desenvolver o sorriso perfeito do seu filho em 2023?

O ano de 2022 está finalizando e muitas informações tem-se visto sobre saúde, bem-estar, qualidade de vida, etc. E, quando tratamos da saúde bucal, diversas e variadas informações também lemos, ouvimos, refletimos e praticamos ou não, diante da realidade de cada família. Mas, é preciso sempre enfatizar quais as principais considerações validadas cientificamente, a serem praticadas, para que no ano de 2023 (e toda a vida) do seu filho, se tenha o correto e esperado desenvolvimento do sorriso perfeito e saudável.

Alguns pontos importantes são:

1. Amamentação:

Deve ser exclusiva por 6 meses e continuada pelos 2 anos ou mais. A amamentação fortalece a musculatura, promove a correta posição da língua e das arcadas, determina o desenvolvimento do céu da boca (palato duro) e o correto desenvolvimento do padrão de respiração nasal. É considerado o 1 aparelho ortofuncional que o bebê deve usar.

2. Mastigação:

A mastigação fortalece e desenvolve a musculatura da face, o que determina o correto desenvolvimento dos ossos, das arcadas e dos dentes. Deve-se oferecer alimentos fibrosos pra estimular um bom nascimento (erupção) dos dentes. Dentes fortes nascem diante do estímulo que recebem. A mastigação é considerada o segundo aparelho ortofuncional do bebê.

3. Respiração nasal:

A respiração nasal promove um ar limpo que entra pelo nariz e é ideal pra guiar o correto desenvolvimento dos ossos da face. Uma respiração pela boca pode causar um céu da boca (palato) estreito e profundo; face alongada e estreita; olheiras; a mandíbula para trás, dentes tortos (apinhamento), mordida cruzada, flacidez da musculatura da face, língua e da boca.

4. Zero bicos artificiais:

A recomendação é não usar nenhum bico artificial (chupeta, mamadeira, copo com bico, canudo) pois estes tendem a causar um desmame precoce pela confusão de bico e de fluxo. Além disso, alteram a tonicidade e postura dos músculos da boca e da face; favorecem a respiração bucal, mordida cruzada e mordida aberta.

5. Correta higienização dos dentes:

Uma correta higienização previne doenças bucais como a cárie dentária, gengivite e tártaro. Dentes saudáveis promovem uma boa oclusão. Evita perdas de dentes de deite e tratamentos mais invasivos. Os dentes de leite são os guias para os dentes permanentes que virão. Usar sempre creme dental com flúor, seguindo as recomendações do odontopediatra do seu filho. 

6. Consultas preventivas:

A consulta desde cedo do bebê no dentista é importante pra prevenir e diagnosticar doenças e possíveis alterações que estejam interferindo no correto desenvolvimento. Deve-se fazer a consulta antes mesmo do aparecimento do 1 dentinho; a criança deve se familiarizar com o consultório desde cedo; bons hábitos de higiene oral devem começar desde o aparecimento do 1 dentinho e informações sobre amamentação, mastigação, o não uso de bicos (citados acima), etc., são orientações valiosas já passadas na primeira consulta do bebê.

Diante dessas recomendações, pode vir 2023! Vem e traz muitos lindos sorrisos!!! 

Vamos juntos promover saúde e fazer dos nossos filhos uma geração zero cárie! Vamos juntos!!

Obrigada por acompanhar a coluna! Continue em conexão comigo através do Instagram: https://www.instagram.com/clariserafimodonto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.