A consultoria de imagem e estilo vai além da vestimenta. É um processo de autodescoberta ou de redescoberta onde o externo representa um reflexo do interior.
Trata-se de um trabalho cuidadoso, onde precisa existir uma relação de confiança entre o consultor e o cliente, a necessidade da empatia e muita responsabilidade. Não há espaço para vergonha porque o diálogo é um pressuposto fundamental na validação das propostas sugeridas.
O autoconhecimento, o sentir-se bem, conforto e criatividade são pilares desta profissão que requer muita atenção e cautela. Muita vezes, a busca pela consultoria de imagem vai além do que se imagina, sendo indispensável o trabalho de outros profissionais, como um psicólogo, por exemplo.
O motivo da busca pelo profissional pode estar atrelado a uma mãe que se deixou um pouco de lado, um(a) profissional que fez uma transição de carreira, mas ainda não se encontrou profissionalmente, homens que não se sentem seguros na apresentação pessoal em determinadas situações de trabalho, alguém que possui um vazio interior e tenta suprir por meio de compras sem estratégias.
É necessário entender contextos, histórias, pensamentos e ouvir atentamente tudo que se tem a falar. Busque aquele profissional que você gosta, admira e se sentiria a vontade em dizer aquilo que não está legal para surgirem as melhores soluções.
Consultora de Imagem e Estilo, com aperfeiçoamento em coloração pessoal e imagem corporativa, Personal Stylist, Produtora de Moda formada pela Escola Técnica de Artes – ETA/UFAL, docente do curso de extensão de Consultoria de Imagem ministrado na Escola Técnica de Artes – ETA/UFAL.