A maneira como vivemos no aqui e agora está diretamente relacionada à nossa história de vida, as nossas experiências passadas, o que nos foi dado em excesso e ao que nos faltou emocionalmente na nossa infância.
Conforme vamos crescendo, precisamos aprender a desenvolver nossa maturidade emocional, adquirindo controle sobre nossas emoções, pensamentos e comportamentos. Precisamos olhar para as adversidades de forma mais realista, objetiva e compassiva.
Não tem como mudar o que passou, não tem como voltar no tempo, apagar as magoas ou as pessoas que te magoaram, mas, o que você faz com isso sim, só você pode mudar.
Mas afinal, quais são as características de relação saudável com a gente mesmo?
Uma pessoa saudável:
- Não culpa o outro pelo seu próprio fracasso – A autorresponsabilidade é a capacidade tanto racional quanto emocional de nos responsabilizarmos pela nossa própria vida.
- Pensa no prazer há longo prazo e não no prazer imediato – A criança não tem muita noção de tempo, geralmente quando elas querem algo, elas querem para ontem. Como adultos precisamos entender e respeitar o tempo dos processos.
- Compreende que os erros também fazem parte – A insegurança que temos no presente está relacionada ao medo de errar, de ser rejeitada, de não ser boa o suficiente, de não agradar ou de não atender às expectativas alheias.
- Não perde tempo olhando para a grama do vizinho – A raiz da comparação é a falta de autoconhecimento. Se você̂ não se conhece, não toma posse da sua história você facilmente cai na armadilha da comparação e ela é a maior inimiga da sua autoestima.
Quando nos inclinamos a uma postura compassiva, afetuosa, carinhosa e de autoconhecimento com nossas vulnerabilidades, começamos a enfraquecer tudo aquilo que aprendemos e levamos na disfunção.
Eliminando tudo que nos deixa desconectada de quem somos, começamos a enxergar melhor nosso potencial, estabelecemos relações mais saudáveis com nossos pares e com nós mesmas, a vida vai ficando mais leve, macia, autentica e prazerosa de ser degustada.
Meu desejo é que você possa se olhar com mais autocompaixão e atender as suas necessidades de forma intencional, leve e autêntica.
Com carinho,
Mai
Olá, eu sou a Mai!
Psicóloga, mas não somente isso. Sou uma mulher apaixonada por ajudar pessoas, torcendo e vibrando para que encontrarem formas saudáveis de se relacionarem com o mundo, com si mesmas, superando suas limitações emocionais e sociais. Mãe de uma menina muito criativa, linda, detentora de muita sabedoria, esposa de um homem sensacional, paciente que me proporciona segurança e paz. Busco uma vida leve, autêntica e de autocompaixão comigo mesma. Faz parte da minha rotina estudar sobre emoções, terapia do esquema, autoconhecimento, autoestima, posicionamento e produtividade. Gosto de entregar meus conteúdos de forma leve e autêntica, minha missão é que eles possam fortalecer habilidades poderosas na vida das pessoas.
Maiara Silvestri CRP 15/3490