Procrastinar é adiar, postergar algo que precisa ser feito, seja uma tarefa, um compromisso ou uma atividade. É você deixar de fazer uma coisa, ou “empurrar com a barriga” algo porque prefere fazer outra coisa que seja mais prazerosa ou de menor importância.
A procrastinação é a maior inimiga da produtividade e quando você deixa de cumprir com suas obrigações, isso pode comprometer a qualidade do seu trabalho, além de causar arrependimento e frustração.
Procrastinamos por diversos motivos, seja consciente ou inconscientemente. Quando deixamos de fazer alguma coisa em detrimento de outra mais urgente ou mais importante, estamos exercendo a procrastinação de forma consciente e ativa. Mas a maioria das vezes, o processo se dá de forma inconsciente, quando o que temos que fazer nos remete a algum sentimento negativo (medo de falhar, se decepcionar ou decepcionar alguém) ou ao tédio.
Mas como parar de procrastinar?
Dê o primeiro passo
Fazer um pequeno primeiro movimento é uma estratégia apoiada pela ciência para vencer a procrastinação.
Foque em dar o primeiro passo, que pode ser uma coisa tão simples como, se levantar do sofá, parar de usar o telefone, calçar o tênis, vestir a roupa de ginástica, enviar uma mensagem ou qualquer outra pequena atividade que combata a sua vontade de adiar o que precisa ser feito.
Organize o seu tempo
Defina horários específicos para cada atividade, com início e fim. Crie blocos de horas e minutos. Isto lhe dará maior visibilidade do tempo necessário e evitará o desânimo na hora de iniciar.
Para isso, você pode utilizar uma agenda para delimitar o período desejado, programar o despertador do seu telefone ou fazer uso de um aplicativo. Uma boa sugestão é o uso do Método Pomodoro, uma técnica que divide o horário para estudar ou trabalhar em blocos de 25 minutos de foco, com uma pausa de 5 minutos para descanso.
Crie metas
Fazer listas e criar metas claras e reais são maneiras efetivas de evitar a procrastinação. Uma outra técnica que você também pode usar, é definir submetas, ou criar mini tarefas, com complexidades mais baixas e menor grau de dificuldade de serem cumpridas e que sejam menos estressantes. Assim você não se decepcionará e nem desistirá facilmente por estar longe demais de alcançar o resultado final.
Estabeleça recompensas pessoais
Outra boa maneira de ajudar a parar com a procrastinação é criar um sistema de auto recompensa, algo que faça sentido para você e o incentive a terminar sua tarefa.Tente cumprir as tarefas respeitando o seu ritmo e tempo e ao concluir cada uma de suas metas ou tarefas, faça pausas e se dê uma recompensa pela finalização. Alguns exemplos de recompensas podem ser: um tempo livre no celular, uma pausa para assistir um filme ou uma série, comer um chocolate ou um doce de sua preferência.
Priorize
Priorize as tarefas por urgência e importância e foque sua atenção em concluir um passo de cada vez, isso fará que você não veja apenas o grande desafio final e lhe dará mais foco, energia e tempo para terminar o que precisa.
Outra técnica que pode ajudar é incluir também tarefas rotineiras na sua lista (fazer café, carregar o celular, levar o filho à escola) para aumentar o sentimento de realização e de motivação, e te ajudar a realizar tudo o que precisa.
Elimine as possíveis distrações e imprevistos
Um dos maiores vilões quando se fala em procrastinação são os estímulos externos (alarmes de notificação, uso de redes sociais, jogos, etc), que acabam tirando o nosso foco, muitas vezes, sem nos darmos conta.
Os imprevistos também podem acabar com seus planos de não procrastinar. Procure pensar e antecipar os possíveis imprevistos e identificar os fatores internos e externos que podem atrapalhar no cumprimento das suas tarefas planejadas.
Use a tecnologia a seu favor
Para parar de procrastinar, a tecnologia pode ser uma grande aliada. Hoje em dia há diversas opções de aplicativos disponíveis no mercado.
Aplicativos que ajudam a seguir a técnica de produtividade Pomodoro, citada anteriormente:
Be Focused (iOS)
Meu Pomodoro (iOS e Android)
Para evitar as distrações:
Freedom (iOS)
SimplyNoise (iOS e Android)
Para organizar e acompanhar tarefas:
Todoist (iOS e Android)
Evernote (iOS e Android)
Peça ajuda
Tentar mudar e controlar a si mesmo não é uma tarefa fácil, ainda mais quando isto exige uma mudança de hábito, como parar de procrastinar.
Portanto, não hesite em buscar a ajuda necessária para alcançar o seu objetivo. Peça ajuda a sua rede de apoio, os seus familiares e amigos para obter uma força extra ou recorra a uma ajuda profissional, como por exemplo, de um coach ou de um terapeuta complementar.
As Terapias Complementares, como por exemplo, a Terapia Floral e Aromaterapia podem ser grandes aliadas para vencer a procrastinação. Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre este universo das Terapias Complementares, e deseje ter mais informações, acesse o meu website www.corpus-gratus.com e Instagram @corpusgratus.