A espera do bebê é um momento cheio de emoções e expectativas para muitas mães. Muitos são os planos para a chegada do tão sonhado filho, planos que vão desde o enxoval ao quarto preparado para receber o novo membro da família. Aliás, esta etapa de preparação do ambiente é de grande importância que afetará não apenas a vida dos pais, mas principalmente do bebê, afinal ele passará boa parte do tempo ali e poderá se desenvolver de forma saudável. Por isto, o quarto do bebê deve ser um lugar que proporcione o seu bem-estar e desenvolvimento. Sendo assim, selecionei alguns pontos importantes para serem considerados na hora de projetar o quarto para o seu bem mais preciso.
Ventilação e Temperatura
O quarto onde seu bebê irá dormir deve ser bem arejado, com ventilação natural. Isto porque o ar dentro do ambiente deve se renovar removendo as toxinas liberadas por produtos de limpeza, mobiliário e até mesmo por nós. Por isto, mesmo que você more em grandes cidades, onde o barulho ou a poluição é maior, abra as portas e janelas, durante os períodos mais amenos, para que este ar se renove. Isto vale para quem mora em áreas mais frias também. Estudos apontam que a ventilação natural, é cem vezes mais saudável que a ventilação artificial.
Mas cuidado com a corrente de ar no bebê, lembre-se que ele sai do ventre da mãe, um lugar confortável, com temperatura agradável e nasce em um ambiente muitas vezes gélido e desconfortável, que são as salas cirúrgicas ou de parto. Criar um ambiente com temperatura agradável dentro do quarto, o fará se sentir aconchegante, assim como era no útero de sua mãe.
Iluminação
Quando falamos de iluminação devemos considerar os tipos de luminárias, lâmpadas e efeitos que queremos causar. A escolha de tudo isto deve ser bem pensada e feita com cuidado. Uma luz em cima do berço por exemplo, pode ofuscar o bebê e impactar no seu sono. Luzes indiretas, são mais confortáveis ao olhar e podem ser usadas para criar apenas um ponto de luz sem interferir o sono do bebê durante a noite.
Importante salientar, que o quarto também deve ter ausência de luz durante a noite e que o ambiente seja o mais escuro possível, para não prejudicar a produção do hormônio do sono (melatonina), produzido durante a madrugada e auxilia no crescimento físico entre outros benefícios.
Cores
As cores são sempre uma dúvida na hora de projetar o quarto. As mães ficam em dúvida de qual cor colocar. Isso vai do gosto pessoal, mas uma consideração importante a se fazer, é que as cores devem ser insaturadas, ou seja, cores mais calmantes. Cores vivas, estimulam o cérebro e podem afetar diretamente no sono. Quer cores mais saturadas? Escolha alguns pontos para aplicar, que não fique na área de sono do seu bebê.
Mobiliário e mobilidade
Os móveis soltos comprados em lojas devem ter o selo do inmetro conferindo que aquele foi testado e é seguro. Em caso de móveis planejados, observe as quinas vivas dos móveis, prefira um mobiliário com quinas arredondadas. Lembre-se que o seu bebê irá crescer, se movimentar, explorar. O centro do quarto precisa estar livre para que ele faça isto em segurança. Pense em móveis que ele poderá explorar a medida que for crescendo, desenvolvendo assim, a sua autonomia. Observe as tomadas expostas e tudo aquilo que pode oferecer perigo ao seu filho durante seu crescimento.
Arquiteta que após a maternidade descobriu uma paixão pelo universo infantil e passou a se especializar nesta área buscando sempre mais conhecimento sobre a criança e o seu mundo. Hoje Mel Reis trabalha apenas com projetos infanto-juvenis pois acredita que a infância é uma das fases mais importante da vida, e que através da transformação dos ambientes infantis é possível auxiliar no desenvolvimento da criança, além de criar memórias afetivas inesquecíveis.