Como ter um apartamento aconchegante mesmo sendo alugado

Foto: Gisele Taranto

Quem mora de aluguel sabe que não dá para, muitas vezes, realizar grandes mudanças no imóvel – o que pode levar os locatários ao extremo de não investir quase nada para deixar a casa com mais personalidade. Felizmente, essa é uma tendência que vem mudando com a pandemia e a necessidade de estar mais do lado de dentro: em 2020 as lojas de móveis e decoração aumentaram R$2,9 bilhões nas vendas anuais.

Com o mercado aquecido e a grande procura por trazer mais conforto para casa, algumas dicas podem te ajudar a deixar o seu apartamento a sua cara sem precisar gastar muito:

Intervenções reversíveis

Se bater um prego e colocar um quadro na parede já consegue deixar o ambiente com outra vibe, imagine o poder de um bom papel de parede, alguns adesivos ou uma textura diferente na parede. Todas elas são fáceis de mudar quando precisar entregar o imóvel, e a depender, é possível fazer e desfazê-las sozinho.

Fonte: Viva decora

De olho nas medidas

Quem costuma mudar-se com frequência, o ideal é que não compre móveis muito grandes para não correr o risco de não ornar nas próximas moradas. Por exemplo, a maioria dos apartamentos mais novos – mesmo os menores – é possível colocar uma cama queen. Já uma cama king talvez não seja a melhor escolha, pois pode limitar a escolha de um novo local. O mesmo vale para sofás, mesa de jantar e racks – procure por tamanhos intermediários.

Negocie

Se você tem uma relação cordial com o proprietário/imobiliária e sabe que eles estariam abertos à propostas, negocie pequenas reformas. Uma troca de piso ou novos armários pode ser exatamente o que seu cantinho precisa.

Fonte: LuGimenes Arquitetura e Interiores

Espelhos decorativos

Além de trazerem profundidade para o ambiente, os espelhos podem fazer parte de composições, são úteis, e a depender, podem ser reaproveitados em outro apartamento. Como também tem para todo gosto, estilo e bolso.

Fonte: revista.icasei.com.br

Plantas

Elas trazem frescor, vida e equilíbrio aos ambientes. Nem todas se dão bem em ambientes internos, mas felizmente espécies como palmeira ráfia, espada-de-são-jorge, cactos, suculentas – e muitas outras – são fáceis de cuidar e podem viver muito bem dentro de casa.

Fonte: abreuimóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.