Primeiramente vamos no próprio significado da palavra autenticidade: qualidade, propriedade aquilo a que se pode atribuir fé; legitimidade. Pois bem, podemos então resumir por comunicarmo-nos trazendo à tona aquilo o que realmente somos, ou seja, verdadeiros, autênticos.
Essa é a chave para nos expressarmos de forma empática e eficaz, mostrando o que verdadeiramente nós somos, queremos e pretendemos. O resultado disso é a segurança e a confiança que podemos passar através da nossa comunicação
Mas como ser autêntico e eficaz na mensagem a qual queremos passar?
Algumas atitudes são importantes para se ter tais características, dentre elas o saber ouvir e o se questionar. Isso mostra que nós e o mundo estamos em constante mudança e muitas vezes os conceitos que tínhamos anteriormente não são bem mais daquela forma. Por isso o importante em saber ouvir e o se indagar.
Queira entender o outro lado também antes de chegar a uma conclusão, isso quer dizer que além de ouvir, é fundamental também perguntar. Quando não entender, pergunte. Quando precisar de mais informações sobre o tema, pergunte. Quando quiser aprofundar a sua visão, pergunte também.
Se pra você algo precisa ser dito, então fale. Contudo, aprenda a falar. A comunicação não deve ser violenta, agressiva, grosseira. Você pode passar sua mensagem de uma forma mais amena, mais empática e ser claro naquilo que precisa ser dito. Não é passar a mão na cabeça de ninguém, mas usar as palavras certas trazem muito mais resultados do que ser o “curto e grosso”.
Ter uma comunicação autêntica pode lhe trazer grandes benefícios, como não ter medo na hora de se expressar, ter maior controle sobre suas emoções, entender melhor as outras pessoas, se posicionar e até mesmo resolver melhor seus conflitos.
A chave está na prática, no estudo e também no autoconhecimento.
Jornalista, assessora de imprensa, mãe e empresária. Atenta a sempre ter uma forma de melhorar, comunicar e crescer, fundei a Yezzi Assessoria e Comunicação (@yezziassessoria) onde ajudo pessoas e empresas a fortalecerem e evoluírem com sua marca. Produtora (e por vezes apresentadora e repórter) da Rádio CBN Maceió, além de mãe de um garotinho muito esperto e amante da natureza, cachoeira e trilhas.