Se quem tem boca vai à Roma, imagina quem sabe se comunicar o que tem o poder de conquistar?! A comunicação engloba muito mais do que apenas falar. A gesticulação, coerência, aparência e até mesmo o tom de voz diz muito sobre a mensagem que você quer passar.
Aprender a se comunicar pode conceder a você espaços, oportunidades e conquistas engrandecedoras. Um dos maiores problemas vistos atualmente é a ânsia das pessoas de quererem falar o que pensam, ter a liberdade de se expressarem e usarem um dos meios (se não for O meio) mais democrático que existe que é a internet, e terem que corrigir, justificar ou mesmo tentar desfazer o mal entendido por sua comunicação ter sido errônea ou mesmo mal interpretada.
Contudo, quando a mensagem não chega da forma como a intenção e o propósito da mesma não foi atingido, é preciso analisar se ela foi feita da forma certa. Mas a questão é, qual é a forma certa?
Não é nenhum bicho de sete cabeças, porém, é necessário compreender e estudar um pouco antes aquilo que você quer explanar. Por exemplo, se um advogado der uma entrevista em um TV e usar muitos termos técnicos, não estar com roupas apropriadas para a ocasião e gesticular mais do que o necessário (ou nem gesticular), a mensagem passada não será exatamente a recebida pelo interlocutor.
Neste caso, dê atenção aos detalhes também (!!). Use palavras de fácil entendimento para o nicho ao qual você está se comunicando. Suas vestimentas precisam lhe dar uma maior credibilidade, use roupas que reforcem a sua segurança e que não chamem mais atenção do que a mensagem a ser dita por você.
Sobre os gestos, esses falam mais do que sua própria boca, em boa parte das vezes. mexer de mais as mãos ou não mexê-las, por exemplo, dão um sinal de insegurança da sua parte. Eles precisam mostrar o oposto e assegurar a informação passada.
No mais, a comunicação envolve conhecimento, planejamento e treino. Preste atenção na forma como você se comunica, perceba e converse com as outras pessoas para ter um feedback de onde e o que você pode melhorar. É importante também encontrar uma referência, alguém que você compreenda da melhor forma e que lhe prenda em sua forma de comunicar.
Jornalista, assessora de imprensa, mãe e empresária. Atenta a sempre ter uma forma de melhorar, comunicar e crescer, fundei a Yezzi Assessoria e Comunicação (@yezziassessoria) onde ajudo pessoas e empresas a fortalecerem e evoluírem com sua marca. Produtora (e por vezes apresentadora e repórter) da Rádio CBN Maceió, além de mãe de um garotinho muito esperto e amante da natureza, cachoeira e trilhas.